sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Amamentar é difícil pra caramba

* Antes de mais nada, quero dizer que esse post fala da amamentação por si só, sem os inúmeros problemas que podem ocorrer. Em momento algum eu condeno as mães que não conseguiram amamentar, ok? Cada uma sabe as dificuldades que enfrentou e as limitações do próprio corpo. É apenas um relato da MINHA experiência. No peito ou na mamadeira, amamentar o seu bebê é um ato de amor sim!



Hoje faz 3 dias que meu baby não quer mais saber de leite materno. Ao mesmo tempo em que fiquei um pouco chateada pela saudade que sentirei desse chamego, me senti extremamente feliz, pois consegui! VENCI!!

Venci? Isso mesmo! VENCI!

Venci porque, ao contrário do que mostram as inúmeras campanhas pelo aleitamento materno, amamentar não é nada fácil. NADA FÁCIL MESMO! É um baita desafio.

Envolve medos, inseguranças, total falta de prática, dor (muita dor), choro, transformações.

Pra mim, os primeiros três meses foram extremamente difíceis - especialmente os primeiros 30 dias. Confesso que, quando chegava a hora dele mamar, sentia vontade de enrolar só mais uns minutinhos pra adiar ao máximo aquela dor horrível que sentia a cada mamada. Meus seios sangraram, doeram DEMAIS.

Sentia até remorso quando olhava meu baby todo feliz mamando enquanto eu só queria que aquela dor acabasse logo (e ele mamava por 45 minutos!!!).

Quando achei que as coisas estavam acertadas (não sentia mais dor nenhuma e ele já tinha pegado o jeito), eis que o fofinho decidiu que não queria mais mamar o leite gordo. Mamava o magro e desandava a chorar desesperadamente. Tive de buscar orientação profissional e essa foi minha salvação. Sem a ajuda deles, eu teria desistido da amamentação ali mesmo.

Foi quando aprendi que, ao contrário do que as campanhas querem enfiar na nossa cabeça, a amamentação não é um processo natural não. O bebê nasce sabendo sugar, mas não significa que nasça sabendo mamar. Tanto ele quanto a mãe são totalmente "calouros" nisso.

Claro que as campanhas são importantes, mas acho que elas precisam ser mais claras. Mais realistas. Se a mulher já sabe das dificuldades que irá enfrentar, estará pronta psicológica e fisicamente. Irá buscar orientação até mesmo antes do bebê nascer.

Sim, você pode amamentar seu filho, mas não! Isso não será uma tarefa simples e fácil. É preciso muita persistência, força de vontade e decisão pra seguir em frente.

Aproveito o post para fazer um comentário que acho muito importante: conheço algumas mães que não conseguiram amamentar (por N razões) e se sentem um lixo por isso. Como assim?! Lixo?! JAMAIS!!

Ser mãe não é só dar o peito não! É cuidar, é amar, é se doar. Pessoas radicais só dificultam ainda mais esse processo já tão duro. Na minha opinião, uma mãe NUNCA deve ser questionada sobre a maneira que amamenta seu filho. Se é no peito ou na mamadeira, o amor é o mesmo. O cuidado é o mesmo. A doação é a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário