sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Trabalhar fora ou não?

Como comentei aqui, de vez em quando vou publicar alguns textos no blog. E hoje é dia do primeiro desses textos.

Resolvi falar sobre isso porque é algo que vem me incomodando bastante:

E então? O que é o certo? Ficar em casa cuidando do baby em período integral ou continuar com a carreira normalmente?

Pois nenhuma das opções é certa. Assim como nenhuma das opções é errada.

Por uma enorme coincidência, é incrível a quantidade de amigas que engravidaram quase ao mesmo tempo que eu - coisa de meses ou dias de diferença apenas. Por causa disso, todas enfrentaram esse dilema ao mesmo tempo e, consequentemente, expuseram seus sentimentos no Facebook.

Fiquei impressionada com a quantidade de mães se justificando, quase que pedindo perdão, porque estavam voltando ao trabalho depois da licença maternidade. Gente!! Qual é o problema de ser mãe e trabalhar fora? A sociedade ama falar sobre as mudanças que as mulheres conquistaram....lugar fixo no mercado de trabalho é uma delas, mas - na hora do vamos ver - apontam o dedo e julgam.

Do outro lado, as mães que ficam em casa, cuidando do baby 24h por dia, também sofrem preconceito, afinal, como é que conseguem largar a profissão e ficar em casa "fazendo nada"? (Acreditem...já ouvi isso!)

Na minha opinião, em nenhum dos casos a mãe deve explicação. Cada uma sabe o que é melhor para si e para a sua família, assim como, cada uma sabe o tamanho da dor e das dificuldades que cada uma dessas decisões nos trazem.

Só vejo problema em dois casos:

1) A mãe trabalhar fora e simplesmente terceirizar o filho. Conheço casos em que a criança passa o dia na creche e, quando chega a noite e o fim de semana, é cuidada por uma babá. A mãe simplesmente não toca na criança. Nem sabe como trocar uma fralda ou alimentá-la, por exemplo.

2) A mãe fica em casa com a criança o dia inteiro, mas tão ocupada com suas responsabilidades que nem sequer brinca junto, conversa, ajuda, enfim....dá atenção. Quantidade não é suficiente. O que importa é qualidade de tempo!

No mais, só tenho uma coisa a dizer para as mamães: fiquem em paz!! Está no time das que trabalham fora? Ótimo!! Parabéns pela decisão!

Está no time das que escolheram ficar em casa? Ótimo!! Parabéns pela decisão!

Ambas as escolhas são dignas. Ambas as escolhas são motivo de orgulho. Ambas as escolhas são belas. Ambas as escolhas são exemplo a ser seguido.

Vocês devem estar se perguntando sobre a minha escolha, né? Pois eu escolhi ficar em casa com meu baby. Como trabalho com os blogs e a coluna de moda, posso fazer tudo em casa mesmo, mas esse não foi o motivo.

Como moro longe da família, teria que deixar o baby com uma babá ou em uma creche. Só que no MEU caso, não curto essas opções antes dos 18 meses. Decidi cuidar eu mesma dele nesse início.

É difícil? É!
Dá saudades da correria externa? Dá!
É um pouco solitário? Sim!
Me sinto frustrada de vez em quando? Sim!
Sou feliz com essa decisão? MUITO!!!

Mesmo com todas as dificuldades, tenho plena consciência e mais ainda, CERTEZA de que tomei a decisão certa para mim e meu bebê. E é isso que importa. Que me julguem! Que fiquem achando que passo o dia todo com os pés pra cima vendo TV! Que me achem uma louca.....não me importo!

A decisão foi minha e do meu marido. Não importa o que os outros pensem. Esses que muito julgam, por acaso já te ofereceram alguma ajuda? Não, né?

Ah...tá!! Só pra saber!

Força, mamãe!! Agarre com toda a força a sua decisão e siga em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário