segunda-feira, 10 de março de 2014

Efeito vulcão

Você já ouviu falar nele? Se não ouviu, com certeza já vivenciou e ainda não sabe disso.

Pensem num vulcão que entra em erupção. Ele vai passando por um processo até que explode, correto? Pois isso também ocorre com nossos bebês! Como?! Quando eles não dormem direito.


Reparem bem: o bebê está agitado e se recusa a dar a soneca da tarde. Daí os pais pensam: "ok, se ele não quer dormir, paciência. Vamos brincar". Por um tempo, isso funciona, mas o bebê vai ficando cada vez mais irritado e, quando começa a mostrar sinais de sono novamente, os pais não entendem o porque do bebê lutar tanto pra dormir. Chora, se joga pra trás, não aceita nem mamar.

Pois esse é o Efeito Vulcão. Quando o sono e o cansaço se acumulam, o bebê não sabe lidar com isso e fica frustrado, irritado e muito agitado, o que dificulta demais a próxima dormida.

Por isso, é fundamental que o bebê faça suas sonecas direitinho durante o dia. O adulto responsável deve ter isso como uma das principais metas (tão importante quanto comer e brincar, pois o sono faz a criança crescer, assimilar tudo o que aprendeu durante o dia e aumenta a imunidade) e fazer de TUDO para que o bebê durma.

Vale ninar no colo, colocar música, som de útero, ficar ao lado do berço, empurrar o carrinho pela casa, etc....mesmo que o bebê chore e se irrite, não se deixe abater. Lute com calma e carinho que ele vai acabar cedendo.

Aqui em casa, já cheguei a deixar de sair depois da falta da soneca porque sabia que seria um terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário