quarta-feira, 19 de março de 2014

O tempo de cada bebê

Esse post é mais um pedido às mamães e papais: respeitem o tempo do seu bebê.

Depois que temos filhos, queremos saber tudo e mais um pouco sobre eles, né? Com isso, começamos a pesquisar muito e a perguntar tudo pra todo mundo.

A internet é uma fonte inesgotável de informações, mas ao invés de ajudar, atrapalha muito nessa hora. É tanto grupo, tanto fórum, tantos artigos informando a data "exata" que cada evolução acontece na vida do bebê que acaba gerando grande stress. E os palpites então?! Ui!!!!


Pais passam a marcar data como se estivessem etiquetando seus filhos: tem que engatinhar com 6 meses. Tem que estar andando na festa de 1 ano. Tem que falar com 1 ano. Tem que aprender as letras do alfabeto antes mesmo da primeira série......etc.

Gente!! Assim como cada um de nós tem suas características, cada bebê tem as suas também. Cada bebê tem seu tempo e suas necessidades. Ele vai engatinhar quando achar que precisa engatinhar...não adianta forçar (aprendi isso recentemente, pois meu baby só resolveu engatinhar de verdade com 11 meses).

Aprendam de uma vez por todas: seu bebê é único e deve ser tratado como tal. Exemplo: o filho da sua vizinha tem 7 meses e já está andando? Ótimo! Isso não significa que o seu bebê também tenha que andar aos 7 meses.

Os pais têm que fazer sua parte estimulando a criança, mas de forma normal e sadia. Sem neuras ou tabelas pré programadas (geralmente por pessoas que nem têm filhos, diga-se de passagem). Com amor, carinho e compreensão. A vida já vai exigir muito deles no futuro.....vamos fazer com que esse início seja mais agradável?

Nenhum comentário:

Postar um comentário