quinta-feira, 13 de março de 2014

Quando o bebê não come e só aceita leite

A introdução alimentar (IA) é uma das fases mais difíceis da vida do bebê e dos pais, afinal, é muuuuita novidade, né? O sabor dos alimentos, a forma de comer, o primeiro suquinho, a mamadeira (ou copinho), a cadeirinha de alimentação, a colher, etc....

Por isso, não é raro o bebê se recusar a comer. Já passei algumas dicas sobre isso aqui, mas existe um outro probleminha que ocorre com a IA: o bebê não quer comer e, pra matar a fome, só quer saber do leite materno (ou da mamadeira). Tudo bem.....isso parece normal e super possível. Se o leite sustentou o bebê até os 6 meses, pode continuar sustentando até que ele resolva comer outras coisas.

Não é bem assim!

Depois de completar 6 meses, o organismo do bebê muda bastante e, com isso, o leite passa a não ser mais suficiente pra - sozinho - manter a imunidade e garantir a nutrição necessária.

Um erro muito comum das mães na fase da IA é, se o bebê não aceita a comida, imediatamente ganha o peito ou a mamadeira. Por que isso é um erro? Porque, ao perceber que sempre ganha leite quando não quer comer, o bebê não sente a necessidade de provar os novos alimentos. Além disso, também não sente fome.


Qual a solução? De acordo com a Pediatra do meu filho, é preciso esperar pelo menos 30 minutos para dar o leite caso o bebê não aceite a comida. Assim:

- tentou dar a comida e o bebê não quis? Espere 30 minutos.
- tente novamente a comida. Não aceitou? Espere mais 30 minutos.
- mais uma vez, dê a comida. Não aceitou? Espere outros 30 minutos.
- só então, dê o peito ou a mamadeira.

A vantagem dessa técnica é que, raramente o bebê passa da segunda tentativa, pois está com fome e percebe que não irá mamar em troca da comida.

Aqui em casa deu super certo. Na segunda tentativa ele já aceitava a comida.

Espero que ajude vocês, mamães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário