terça-feira, 10 de junho de 2014

Faz parte do crescimento deles

É incrível como a gente sempre acha que vai conseguir proteger nossos babies de tudo e de todos. Quando eles nascem, achamos que nada vai acontecer: que eles nunca vão se machucar, que nunca vão cair e ralar o joelho, que nunca vão "capotar" ao andar de bicicleta rápido demais......e por aí vai.


Mas a realidade é bem diferente!! Basta eles aprenderem a engatinhar para os acidentes começarem: caem da cama, batem a cabeça no chão, tropeçam o tempo todo! E o que os pais fazem? Se sentem mais a mais culpados a cada dia, morrendo de vontade de deixar a criança fechada em uma redoma.

Não, não, e não, gente! Todos esses pequenos acidentes fazem parte do crescimento deles e são até saudáveis. Não adianta sonhar que eles nunca vão se machucar ou se martirizar a cada choro sentido dos pequenos.

Especialistas afirmam, inclusive, que isso ajuda no desenvolvimento dos pequenos, pois com esses tropeços, eles passam a conhecer seus limites e aprendem como é o funcionamento do próprio corpo.

Por isso, relaxem! Claro que é preciso atenção e muito cuidado, mas não adianta se odiar a cada tropeçada dos babies ou a cada tombo dos maiores. Console, dê amor, colo e o famoso "deixa eu beijar que sara" e siga em frente. Se sua reação for muito extrema, pode até assustar a criança.

Tranquilidade é a chave! Afinal, daqui pra frente, será sempre assim.....quando não for machucado físico, será o emocional (primeiro amor, primeira rejeição) e temos que nos preparar para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário