quarta-feira, 23 de julho de 2014

Escovando os dentinhos

Assim que os primeiros dentinhos do bebê aparecem (geralmente aqueles dois de baixo), é importante começar a escovação. Isso, além de ajudar a criar o hábito na criança, é um senhor aliado à saúde bucal.

Você vai precisar de:

- escova apropriada
- pasta sem flúor (fundamental, já que eles não sabem cuspir ainda e engolem toda a pasta).

De 3 a 4 vezes por dia, sempre após as refeições, escove os dentinhos do bebê com suavidade. Vale escovar também a gengiva e a língua. Com o tempo, eles vão se acostumando e começam a ficar curiosos....resultado: querem escovar o próprio dentinho (momento fofíssimo aliás). Podem deixar.....melhor ainda pra eles irem pegando esse hábito saudável.

Aqui em casa, comecei escovando os dentinhos dele no trocador, com ele deitado. Depois, já o deixava sentadinho e agora, escovo o dente dele no banheiro mesmo, de frente para o espelho da pia. Ele ama ficar se olhando e, entre uma caretinha e outra, consigo escovar direitinho a boca dele e depois ele se diverte com a escova.

Também é super válido fazer uma "escovação familiar", ou seja, escovem os dentes todos ao mesmo tempo, pra que a criança perceba que aquilo é algo normal e que toda a família faz a mesma coisa depois de comer. Ela vai ficando condicionada e logo esse processo será absolutamente natural pra ela.

Antes dos dentinhos nascerem, já dá pra higienizar a boquinha do bebê. É só usar uma gaze ou aquelas escovinhas de silicone.


Nenhum comentário:

Postar um comentário