quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vacina contra hepatite A

Atenção, famílias:

O Ministério da Saúde comunicou no dia 29/07 a inclusão da imunização contra hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).  O processo começará ainda em julho e agosto – com exceção de São Paulo, Roraima e Paraná, que disponibilizarão as vacinas em setembro (cronograma abaixo)Terão direito a ela as crianças de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias. A meta é atingir 95% de bebês nessa faixa etária. É uma dose única, de vírus inativado, com poucas reações adversas. Até então, a imunização só era oferecida nos postos particulares – a média de preço é de R$ 120, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O anúncio foi feito pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e  pelo Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, em coletiva de imprensa em Brasília (DF). “Não estamos só comprando. Ao final do processo, o Brasil passará a produzir essa vacina”, afirma Barbosa. “Houve uma parceria de desenvolvimento produtivo, para que iniciássemos a transferência da tecnologia para o Instituto Butantã, a partir de 2018. Conseguimos diminuir o custo da unidade para R$ 18,85 – totalizando gasto anual 111 milhões para garantir cobertura”, completou Chioro. Eles reforçaram que não será uma campanha especial, mas de rotina.
No vírus A, a transmissão é fecal-oral e ocorre principalmente por meio de alimentos e água contaminados. Apesar de ser o único tipo de hepatite que não se torna crônico, há casos em que o paciente morre por insuficiência hepática.
Nas crianças, a hepatite A pode não manifestar sintomas. Em uma minoria de casos, há febre, dores musculares, vômito, náuseas, cansaço e mal-estar – sinais semelhantes aos de uma virose. Como elas constituem o grupo com maior incidência da doença, é importante que seu filho esteja protegido. “As vacinas são aliadas na prevenção contra as hepatites A e B e podem começar desde cedo”, afirma Alberto Chebabo, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica (SP).
Para evitar a doença, também é importante não tomar banho em locais de águas contaminadas, de modo a não ter contato com coliformes fecais ou esgoto. Lavar sempre as mãos, inclusive dos bebês, e higienizar os alimentos são outras formas de blindagem. "Continuaremos investindo em saneamento básico", declara o Ministro da Saúde.


Cronograma de disponibilização das vacinas pelo SUS:

Julho: AC, RO, AL, CE, MA, PI, PE, DF, GO, ES, MG e RS

Agosto: AM, AP, TO, BA, PB, RN, SE, MT, MS, RJ, PA e SC

Setembro: RR, SP e PR

Pais são obrigados a vacinar filhos (Foto: Thinkstock)
Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário