quinta-feira, 17 de julho de 2014

Vermífugo

Mesmo com tanto cuidado, meu bebê teve vermes. Fiquei chocada!! Apesar de o Pediatra (e todo mundo que eu conheço) dizer que é absolutamente normal, não imaginei que ele teria, afinal, moramos em apartamento e raramente ele tem contato com terra.

Mas a verdade é que isso não tem nada a ver com ter ou não ter vermes. A partir do momento em que a criança tem contato direto com o mundo externo (engatinha; levanta apoiada em muros, paredes, bancos, etc; vive com a mão na boca e, principalmente, poe tudo o que vê pela frente na boca), o risco de contrair um verme é muito alto.

Assim que verifiquei a presença do "bicho" nas fezes (já morto, graças a Deus), corri ligar para o Pediatra e tomei até um susto quando ele disse que mais de 80% dos pacientes dele apresentam vermes. Já pensaram?! 80%? E só em um consultório pediátrico!

Justamente por essa taxa tão alta, ele receita o uso de vermífugo uma vez ao ano, a partir de 1 aninho até os 3 anos de idade. Pura prevenção.

Porém, essa prevenção acaba sendo um susto para os pais que, 2 ou 3 dias após o início da medicação, descobrem que o baby tinha vermes.

Daí me veio a dúvida: a Pediatra anterior do meu baby não tocou nesse assunto na consulta de 1 ano de idade (mudei de Pediatra recentemente, pois mudamos de cidade) e imagino que isso seja bem comum (alguns profissionais preferem pedir exame de fezes - até aí tudo bem). Mas e se o médico não comentasse nada comigo ou receitasse o vermífugo para prevenção? Eu nem teria noção de que meu pequeno estava com vermes e sabe-se lá o que poderia acontecer em alguns meses....

Por isso, achei importante compartilhar isso com vocês, mamães e papais do Drops. Se seu bebê está para fazer 1 aninho ou já fez, fale com o Pediatra e peça o vermífugo ou o exame de fezes.

Depois de ler sobre o assunto, achei mais garantido pedir o vermífugo mesmo, já que nem sempre o exame de fezes consegue identificar que a criança está com vermes.

Prevenção sempre vale a pena, né?

Agora é tratar (ele tomaria o vermífugo por apenas 3 dias, mas agora tomará por 3 semanas) e continuar com os cuidados. Eles podem até não evitar o problema, mas pelo menos diminuem as chances, né?

Para saber maiores detalhes sobre isso, vale a pena ler o artigo do BabyCenter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário