sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Como me cuidei na gravidez

Muitas leitoras aqui do blog são gradivinhas. Algumas estão bem no comecinho da gestação.

Elas sempre me mandam emails e recadinhos com dúvidas sobre a minha gravidez. Como me cuidei, como me alimentei, etc. Então, achei bacana fazer um post pra vocês, assim, sempre que tiverem alguma dúvida, podem recorrer rapidão aqui mesmo e não precisam ficar esperando a minha resposta, né? Espero que gostem.

Pra começar, vou falar dos cuidados que tive:

Alimentação
Assim que descobri que estava grávida (com 5 semanas), procurei uma Nutricionista. Tinha muitas dúvidas sobre o que comer nesse período e, também, tinha medo de não comer o suficiente. Para a minha surpresa, poucas coisas mudaram na minha alimentação. A única coisa que realmente estranhei foi ela praticamente cortar o açúcar. Só podia comer doce no fim de semana e, mesmo assim, pouquíssimo. Por que isso? Porque tenho histórico de diabetes na família por parte de mãe e de pai e não podia dar chance para uma diabetes gestacional.

Outra mudança foi o jantar. Acostumada a comer apenas um lanchinho, precisei passar a jantar de verdade. Um repeteco do almoço.

Ela dividiu minha dieta em três estágios, conforme a gestação evoluía:

Primeiro trimestre: alimentação hiper normal, mas com menos açúcar. Nessa fase, acabei emagrecendo 3kg, pois fiquei extremamente enjoada e tudo me embrulhava o estômago. Foi fácil me manter na linha - rsrsrs...

Segundo trimestre: ela aumentou as porções, mas muito sutilmente. Exemplo: no lugar de 2 colheres de sopa de arroz integral, passei a comer 3. Nessa fase já conseguia contornar os enjoos, que duraram a gestação inteirinha, mas diminuíram consideravelmente quando percebi que não podia ficar de estômago vazio. A partir disso, passei a comer a cada 2h.

Terceiro trimestre: essa foi a fase mais difícil pra mim, pois ao mesmo tempo em que a vontade de comer doces ficou incontrolável (isso é comum nessa etapa final), ela cortou o açúcar de vez da minha alimentação. Só podia comer chocolate diet. Sofri, hein? Confesso que dei pequenas escapadinhas, mas fui bem.

Algumas observações que ela fez durante toda a minha dieta:

- evitar refrigerante ao máximo
- não comer folhas fora de casa (aliás, alimentos crus em geral), afinal, não dá pra saber se foram corretamente lavados. Pra nós não tem tanto problema, mas para o feto, pode causar danos.
- passar longe de maionese em restaurantes (ela fica muito tempo exposta e isso pode gerar bactérias que afetam o bebê). Só podia comer em casa, já que era consumida logo após o preparo.
- adoçante ajuda muito, mas precisa ser de sucralose.
- frutas a vontade. Sempre que o desejo por doces apertava, corria pra elas na geladeira.

Pele
Pra evitar as temidas estrias, usava esse creme 2 vezes ao dia (depois do banho e na hora de dormir). Comecei cedo. Assim que descobri a gravidez. Passava na barriga e em todo o quadril. Nos seios, só no contorno (não é bom usar hidratantes no bico nessa fase, já que eles precisam estar fortes para a amamentação). Na hora do banho, também usava óleo de amêndoas, mas tive que parar com 6 meses, pois começou a me dar uma coceira terrível na barriga. Foi só parar o óleo que a coceira foi embora também.

Atividade física
Até os 3 meses, não consegui fazer nada de atividade por causa dos enjoos. Só ficava em casa e, de preferência, deitada. Quando melhorei, passei a fazer caminhadas. Até os 6 meses, fazia 1h de segunda a sexta e às vezes sábado. Quando a barriga começou a pesar demais, passei para a hidroginástica 3x na semana. Aos sábados, tentava uma caminhadinha, mas nunca dava certo...rsrsrs....

Varizes
Não usei nenhum produto específico, mas era sagrado: sempre que sentava ou deitava, colocava as pernas pra cima. E 20 minutos por dia, deitava na minha cama com as pernas naqueles triângulos, sabem? Era excelente contra os inchaços.

Todo o esforço valeu a pena:
- engordei só 10kg
- não tive nenhuma estria ou varizes
- fiquei super disposta e quase não inchei
- nem dores nas costas eu sentia
- o parto foi mega tranquilo (cesárea), assim como a recuperação

Vale a pena se cuidar, meninas. É trabalhoso e exige muito de nós, mas vale a pena.

No mais, aproveitem muuuuuuuuuuito essa fase, porque depois dá uma baita saudade do barrigão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário