terça-feira, 19 de agosto de 2014

Enjoos da gravidez

Venho recebido muitos pedidos das gravidinhas aqui do blog pra contar como lidei com os terríveis enjoos.

Affffff.......eles são uma parte difícil, né? Como incomodam!! Deus do céu!


Comecei a me sentir mal quando completei 8 semanas de gestação. Até então, não sentia absolutamente nada. Era um incômodo muito leve, só pela manhã. Assim que almoçava, passava.

Quando completei 10 semanas, a coisa mudou de figura. Os enjoos aumentaram muuuuito! E não se limitavam mais às manhãs....estavam lá o dia inteiro. Passei a não querer mais saber de comida....tudo me dava uma sensação de peso no estômago. Acabei emagrecendo 3kg nessa fase. Passava o dia deitada de barriga pra cima e tomando água com limão (um limão inteiro espremido em um copo de água gelada). Tomava aos poucos, de gole em gole.....eram de 3 a 4 copos por dia pra aguentar.

Quando meu médico me pesou e viu que eu tinha emagrecido, receitou Dramin B6 a cada 6h. Nossa!!! Como aliviou os sintomas!! Foi quase como tirar com a mão.

Quase!!

Isso porque, volta e meia, sentia aquela sensação ruim de novo (o remédio ajudou a não ficar mais o dia todo enjoada. Com ele, consegui sair de casa, pois não precisava mais ficar o dia todo deitada).

E então minha Nutricionista me salvou: o problema era ficar de estômago vazio. Como tinha medo de me sentir mal, evitava comer.....e era essa falta de comida que fazia os enjoos voltarem. Passei a seguir a orientação de comer de 2h em 2h religiosamente. Nunca ficava sem uma fruta, barrinha de cerais ou bolachas integrais na bolsa. Antes mesmo de sair da cama pela manhã, já comia 2 ou 3 bolachinhas integrais. A partir daí.....só alegria.

Meus enjoos duraram a gravidez inteirinha e ficavam terríveis sempre que eu abusava na alimentação. Uma vez, por exemplo, fui a um rodízio de pizzas.....passei tão mal no dia seguinte que nunca mais me arrisquei.

Então, minhas dicas principais são:

- não fique de estômago vazio (mas faça escolhas leves e saudáveis)
- se sentir necessidade, fale com seu médico sobre começar a tomar uma medicação específica para enjoo na gravidez
- água com limão dá um alívio imenso, mas também vale sorvete de limão (palito) e água com gás
- evite "jacar" (comer demais ou abusar dos alimentos gordurosos pode agravar o problema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário