quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O pai precisa participar

Como já dizia a clássica propaganda, "não basta ser pai, tem que participar". No entanto, tenho visto muitos casos onde o pai quer ajudar e não consegue. Parece mentira? Pois não é!

O que acontece é que a mãe simplesmente não consegue relaxar, delegar. Tudo tem que ser feito por ela pra que saia bem feito e qualquer errinho que o pai cometa já é motivo de stress.

Exemplos:

A troca de fralda: como a mãe passa muito tempo com o baby, troca inúmeras fraldas a mais do que o pai. Isso gera prática, portanto, nós trocamos a fralda do bebê muito mais rapidamente do que eles. Até aí, normal. Mas quando o pai está em casa, pode muito bem trocar a fralda também, né? E lá vai ele para o quartinho.....e demora......e demora.....e demora! E erra.....e poe a fralda ao contrário....tira de novo....esquece a pomada contra assaduras.....tira a fralda de novo.....passa a pomada....fecha a fralda errado....abre de novo.....etc.....etc....etc.....enquanto isso, a mãe vai perdendo a paciência e, quando percebe, já dá uma "sai pra lá" no pai e acaba trocando a fralda ela mesma.
Mas gente! Pra que tanta pressa, né? O pai está em casa e foi trocar a fralda do baby? Aproveite pra descansar. Fique na sala, deixe que ele demore (essa demora é um tempo de curtição pra ele também). Deite no sofá, brinque com o filho mais velho, ligue pra uma amiga, dê uma passeada pela internet.....relaxe e aproveite a ajuda.

Banho: quando chegamos em casa com o bebê, um dos momentos mais tensos é a hora do banho. A gente não sabe como ou onde pegar. Dá o maior medo deles escorregarem ou se machucarem....e pra piorar, ainda choram como se alguém estivesse matando, né? Essas sensações valem tanto para a mãe quanto para o pai. Então, por que reclamar se ele faz algo errado? A mãe também faz!
*** Inclusive, acho que o último banho do dia, aquele logo antes de dormir, deve ser dado sempre pelo pai. É uma conexão tão bacana entre ele e o baby. A mãe tem a amamentação, tem a licença maternidade mais extensa pra curtir o baby de perto. O pai, mal acostuma com ideia de ter um filho e já volta ao batente....passa o dia todo fora.....quando chega em casa, nada mais justo (e bacana) do que curtir o bebê, né? No banho rola contato, pele com pele, respiração, carinho.....o vínculo entre pai e filho irá se estreitar cada vez mais.....vale a pena!

A mãe dar um tempo: todo mundo precisa de um tempo pra cabeça....e mãe não foge à regra. Pra isso, é preciso confiar no pai para, por exemplo, ir ao salão fazer as unhas. Mas vejo mães desesperadas, porque simplesmente não confiam no pai: "mas ele vai dar comida que não pode dar"....."mas ele não vai vestir direito"....."mas ele não vai agasalhar o suficiente"....etc....geeeeente!!! Deixem o pai se virar!! Só errando é que ele vai acertar! Deixem que ele aprenda a conviver com o filho convivendo com o filho. E vá arejar a cabeça um pouco.

E um conselho que dou a todas as mamães aqui do Drops: peças ajuda. Isso mesmo....peça ajuda ao pai do seu filho. Ele é seu marido, seu companheiro, a pessoa que você escolheu pra estar ao seu lado pelo resto da vida. Ele PRECISA participar de tudo o que se refere aos filhos de vocês.

Não queira ser a mulher-maravilha, aquela que faz tudo sozinha porque sabe que dá conta e acha que nada sai bem feito se não for feito por ela. Uma hora, você explode, porque ninguém aguenta isso tudo.

Só que homem não tem bola de cristal....homem precisa de clareza, de objetividade, de cartas na mesa. Quer que ele ajude? Diga isso (eu já disse antes de ficar grávida: filho? Só com sua total participação. E é assim mesmo! Ele é um paizão!). Quer que ele fique mais perto do filho? Faça isso acontecer. Não fique só esperando que ele tome a iniciativa, até porque, provavelmente não tomará (eles são desligados mesmo pra isso....é da natureza deles e não adianta ir contra....tem é que trabalhar pra acertar as coisas). Abra o coração! Diga se está pesado demais, se está cansada demais, se está triste, depressiva.....o que for! Fale com seu companheiro. Quando o casal vira pai e mãe, precisa de mais conversa e compreensão ainda! Companheirismo e amizade são fundamentais para as coisas darem certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário