segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Vamos lá fora, pessoal!

Ar livre e pés no chão. Fundamental para a saúde dos pequenos. Pena que eles curtem menos isso a cada dia.

Estamos vivendo uma época de muito conhecimento e informação ilimitada. Isso é ótimo, mas também gera uma onda de NEURAS sem fim.

. Não pode comer isso ou aquilo
. Não pode se sujar. 
. Não pode pegar na mão de outra criança
. Etc.....


O Fisioterapeuta do meu marido foi a um congresso recentemente onde foi apontado o fato das crianças de hoje terem mais problema de pé-chato do que as de antigamente. Por que isso? Porque as crianças atuais não pisam mais no chão. Elas têm enorme carência de "Vitamina S".....isso mesmo......sujeira.

Claro que isso não significa viver suja por aí. Significa que elas precisam sair! Elas precisam de contato com o mundo externo (e esse mundo externo não significa só shopping, playground ou a calçada na frente de casa, viu?).

Esse mundo externo significa:

- grama
- terra
- árvores
- plantas
- flores

O medo é tão grande (da violência, da contaminação) que a gente acaba esquecendo que os pequenos precisam disso pra crescerem mais felizes e saudáveis. Precisam por os pés no chão. Precisam pisar na grama, precisam sujar as mãos em brincadeiras na terra. Precisam correr pelo mato. Precisam tomar sol.

A infância não pode ser baseada em TV, videogame, brincadeiras no parquinho do prédio/condomínio e no medo de ir lá fora. O passeio não pode ser sinônimo apenas de curtir o ar condicionado do shopping.

Vamos lá fora, gente!! Vamos deixar nossos pequenos serem crianças como nós fomos. Vamos deixar que eles curtam esse período que passa tão rápido e precisa deixar saudades.

Por aqui, temos feito assim:

- todos os dias faço caminhada com ele pela manhã (essa é a hora da minha malhação, então ele fica no carrinho). É quando ele toma o melhor sol!
- depois do cochilo da tarde, vamos caminhar pela vizinhança. Primeiro, andamos pela calçada mesmo, até chegarmos na pracinha que fica aqui perto. Ali, tiro o sapato dele e deixo que ele curta e explore o lugar (é pé na terra mesmo!). Ele fica numa alegria linda de ver!!
- no fim de semana, sempre temos a hora da pracinha. Também andamos de bike com ele ou fazemos caminhadas. De vez em quando rola um shopping sim, claro! Mas as atividades ao ar livre sempre superam em quantidade.

Algumas famílias podem estar se perguntando: mas como faço isso se trabalho fora o dia todo? Aproveitem o fim de semana!!! Saiam com os pequenos, curtam o sol, a natureza! Se curtam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário