terça-feira, 30 de setembro de 2014

Você tem medo de quê?

Medo é algo que faz parte da vida, mas depois que nossos pequenos nascem, a gente passa a sentir um monte de tipos diferentes de medo, perceberam? Eu, por exemplo:


Medo da morte: a gente passa a se cuidar mais, faz mais check ups, não dá nem pra imaginar deixar esse mundo sem que nossos pequenos estejam já resolvidos na vida. Incrível como o medo de morrer é enorme depois que nos tornamos mães e pais.
Medo de doenças: só de ver algo na TV ou no cinema, dá um aperto no coração. Uma simples gripe é capaz de tirar nosso chão, quanto mais imaginar que doenças mais graves podem ocorrer. Antes de ser mãe, nunca havia pedido tanto em oração pela saúde de outra pessoa como peço pela saúde do meu pequeno.
Violência: reportagens mostrando abuso, tortura ou violência com crianças despertam uma fúria assassina nos pais. Isso acontece porque a gente imagina "e se fosse o meu filho"? E só de imaginar isso, já dói fundo na alma.
Adolescência: não sei vocês, mas morro de medo antecipado dessa fase. Sempre vi o sexo masculino como o mais competidor....e na adolescência, essa vontade é elevada à máxima potência. Tem que correr mais com o carro do que os outros. Tem que aguentar beber tanto ou mais do que os outros. Tem que ser o maior "pegador" da turma. Tem que fumar pra parecer cool. Como sou absurdamente contra todas essas coisas, sinto medo dessa fase. Sei que ele entrar nela ou achar tudo isso muito ridículo, depende - em grande parte - da criação que daremos a ele e espero, do fundo do meu coração, ser capaz de mantê-lo muito, mas muuuuuuuuuito longe dessas bobagens todas. Quero que ele seja esportista, como eu e o pai dele fomos. Que tenha senso de responsabilidade e zelo pela saúde. Que não se deixe levar por esses comportamentos ridículos e que perceba que bacana mesmo é ter juízo e se cuidar.
Medo de ver ele sofrendo: não podemos evitar, né? Por nós, eles viveriam protegidos por uma bolha gigante e nunca se machucariam. E não digo só fisicamente não. Tenho medo do dia em que ele terá seu coração partido com a primeira decepção amorosa. Tenho medo do dia em que alguém irá magoá-lo com alguma ofensa boba, tão comum na infância.....enfim....medo bobo de mãe, mas que tenho....ah tenho!!
Acidentes: tenho verdadeiro pânico de acidentes. De carro, dentro de casa, .......as possibilidades são inúmeras e é justamente por isso que elas me apavoram tanto.
Do futuro: nunca tive medo do futuro, mas agora que tenho meu baby, temo pelo amanhã. Será que teremos condições pra criá-lo da melhor forma possível? Será que o mundo estará ainda pior do que está agora? Como será que ele será como adulto com tanta coisa feia acontecendo por aí bem diante dos seus olhos? E por aí vai....

E vocês? Têm medo do que, mamães e papais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário