sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Alergia a alho

Depois que começamos com a IA (Introdução Alimentar) salgada aqui em casa, meu baby passou a apresentar bolinhas ao redor da boca. Bem pequenas e levemente rosadas, elas pegavam exatamente o contorno onde ficava a chupeta.

Na época (ele tinha 7 meses), pesquisei bastante e vi que esse sintoma era típico de alergia alimentar. Como sempre orientam, fui tirando um alimento por vez da alimentação dele e analisando a pele, mas as bolinhas continuaram.

Na consulta de 8 meses com a Pediatra, ela comentou que a região da alergia se concentrava na área da chupeta porque a saliva dele estava provocando essa irritação na pele, ou seja, algum alimento estava modificando a composição da saliva.

E o alimento que normalmente provocava isso, era o alho. Por essa eu não esperava.....tirei vários alimentos, mas nem pensei que podia ser um dos temperos que eu usava. Então tirei o alho do preparo das refeições dele.....e 2 dias depois, as bolinha sumiram. Mantive assim aquela semana toda. Voltei a usar alho pra ver o que acontecia.....batata!! As bolinhas voltaram!

E é assim até hoje. Quando comemos em outro lugar que não seja aqui em casa, ele fica com as bolinhas ao redor da boca. Acabei tirando o alho da alimentação de toda a família, mas vez ou outra eu uso, pois acho muito importante para a saúde: é um antibiótico e antiinflamatório natural.

O novo Pediatra comentou que, com o tempo, o corpo se modifica muito e se adapta. Com isso, a alergia vai sumindo. Enquanto isso não acontece, continuo nesse esquema: alho, só de vez em quando aqui em casa....na rua ou na casa de alguém, dou a comida que tiver mesmo, já que a alergia é muito leve.

Caso seu baby apresente essas bolinhas ao redor da boca (não é o único lugar em que elas aparecem. Podem surgir em todo o corpo, mas é mais comum que apareçam na boca, bem onde a chupeta fica encostada na pele), fale com o Pediatra. Alergia a alho pode tanto ser leve, como no caso do meu pequeno, quanto ser bem séria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário