quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ninando o bebê sem a chupeta

Hoje é dia de mais um pedido das leitoras do blog (adooooooooooro!!!!). São três mamães que leram meus posts sobre o sono do bebê, mas encontraram uma barreira entre as dicas: são contra o uso da chupeta e ficaram perdidas em como fazer o baby dormir sem ela (e sem que fiquem pendurados no peito a noite inteira também). Então, minha dica é a seguinte: objeto de transição!

Vale um paninho, um bichinho de pelúcia, uma peça de roupa da mãe, uma naninha, etc. O importante é que a criança vá se acostumando com o fato de que aquele objeto significa hora de dormir.

Com isso, sugiro: dê de mamar normalmente na hora de dormir. Assim que estiver satisfeito, aconchegue seu bebê no colo e coloque o objeto de uma maneira que ele fique bem próximo, abraçadinho mesmo. E nine o pequeno da forma como de costume (cantando, balançando o corpo suavemente de um lado para o outro - nunca em pé -, fazendo cafuné, etc...). Lembrando que é importante colocar o bebê no berço bem sonolento, mas ainda acordado, para que ele aprenda a pegar no sono sozinho.

No início, o baby vai estranhar, principalmente os que se acostumaram a dormir no peito, mas é questão de insistência e paciência que logo eles se acostumam. Seja firme. Mesmo cansada, insista. Se desistir e der o peito, na noite seguinte precisará recomeçar da estaca zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário