terça-feira, 21 de outubro de 2014

O que nunca dizer a uma mãe

Como o post de ontem agradou em cheio a vocês, achei bacana fazer mais um na linha "o que não dizer...". Agora, é hora de falar sobre os absurdos que dizem às mães hoje em dia:

- Nossa, mas seu filho AINDA NÃO........
Qualquer coisa que venha depois desse AINDA NÃO (anda, engatinha, fala), é extremamente irritante. Parece que vivemos em uma constante corrida contra o tempo.

- Ele está com dor!
É só o bebê começar a chorar que lá vem alguém sempre disposto a dizer que ele está sentindo alguma dor. A mãe sabe que é birra, por exemplo, ou cansaço, mas os palpiteiros não aceitam....a única possibilidade - pra eles - é dor!

- Nossa!! Que cara de cansada!
A gente ouve muito isso quando está com um recém-nascido em casa! É claro que ficamos cansadas, né? Não é só cara! Só que comentar isso é o mesmo que dizer: nossa! Como você está acabada!

- Como seu bebê chora!
Tradução: seu bebê é chato e está me incomodando.

- Não reclame ainda! As coisas só pioram!
Os pais estão naquela tensão com a chegada do bebê! Não dormem direito, não comem direito, vivem cansados.....daí vão desabafar com alguém e ouvem essa pérola suuuuuper reconfortante!

- Quando você volta ao trabalho?
Isso só interessa ao pai e à mãe.

- Não vai tentar uma menininha?
Pergunta ultra comum para as mães de dois meninos. Extremamente sem noção!

- Ah!! Mas ele vai ficar muito chato e egoísta!
Também bem comum, só que para os casais que decidem ter um filho só. Coisa mais sem noção dizer isso!

- Ele está com fome!
Variação igualmente irritante do segundo item. As pessoas insistem que bebês só choram por dor ou fome. Não, queridos! Existem "N" razões para o choro deles!!

- Ele fica com você o dia todo?
 Toda vez que o bebê demonstra qualquer crise de apego à mãe, vem essa frase....e acompanhada de um olhar que fica entre condenação e piedade. Afinal, coitada da criança, né? Ficar junto com a mãe o dia inteiro?! Hunf...

- Nossa, mas você ainda está com a barriguinha de grávida?
Qualquer referência ao peso é desagradável! A Mãe sabe que está gordinha ou que ficou com a barriga saliente (ou os dois). Não precisa de alguém apontando isso o tempo todo! Cobrar que ela volte logo ao peso de antes é péssimo e só gera ansiedade e baixa auto-estima.

- Mas como ele é magro/gordinho
Não é nada agradável ouvir estranhos comentando sobre o peso do seu filho. Sempre tem ar de crítica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário