sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Como foi o desmame por aqui

E hoje é dia de responder a mais uma dúvida das mamães aqui do Drops. Recebi muitos emails (dropsdemae@gmail.com) me perguntando como foi o desmame aqui em casa, quais foram os sinais que meu baby deu, como me senti, etc. Virou post!

O desmame foi bem tranquilo! Sem pressão de tempo, sem stress e naturalmente. Graças a Deus!

Vamos por partes:

Aos 6 meses, quando meu baby passou a comer frutinhas, já diminuímos duas mamadas (a do meio da manhã e a do meio da tarde - horários em que ele comia as frutas).

Aos 7 meses, foi hora de introduzir as papinhas salgadas. A partir daí, ele passou a mamar apenas ao acordar e para dormir, ficando assim:

- ao acordar: peito
- no meio da manhã: fruta
- almoço: papinha salgada
- no meio da tarde: fruta
- jantar: papinha salgada
- na hora de dormir: peito

Claro que, vez ou outra, ele pedia pra mamar no meio do dia, mas era raríssimo. Quando não aceitava a fruta ou a papinha, eu esperava um tempo e dava o peito (esse intervalo foi uma dica da Pediatra que deu muito certo).

O sétimo mês do meu baby foi bem difícil, pois ele passou a acordar de hora em hora de madrugada pra mamar, coisa que não fazia antes - acordava apenas uma vez, sempre às 3h30. Sofri bastante, principalmente vendo que ele passava os dias irritado, sonolento e estava até com olheiras. Corri na Pediatra.

Como teste, ela indicou que oferecesse a mamadeira e visse a reação dele. Se dormisse bem, era sinal de que estava com fome. Se acordasse do mesmo jeito, teríamos de investigar o problema mais a fundo.

Quando chegou a noite, dei a mamadeira e ele dormiu a noite inteira, tadinho! Meu leite não sustentava mais meu baby durante tantas horas.

A partir daí, ele passou a mamar no peito somente de manhã, ao acordar (acordava as 6h, mamava meio dormindo, voltava para o berço e dormia até às 8h30/9h).

Até que, com 11 meses, um belo dia, fui até o quartinho dele como de costume para dar a mamada da manhã e ele simplesmente não aceitou! Chorou, me empurrava e ficou irritado. Dei a mamadeira.

Tentei o peito mais 3 dias, sem sucesso. E a partir de então, ele só mama na mamadeira.

Como foi um processo progressivo, não tive mastite nem sofri com dores no seio. O leite foi diminuindo e secando aos poucos. Muito tranquilo e sem traumas.

Confesso que senti uma pontinha de frustração quando ele não quis mais mamar, mas ao mesmo tempo, me senti feliz por ter conseguido amamentar por tanto tempo e por ter sido algo que ele quis, sem precisar forçar o desmame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário