quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Mitos X Verdades

Tudo o que envolve a maternidade é cercado de palpites e crenças populares. É só a gente anunciar a gravidez que eles começam. Comigo não foi diferente e resolvi dividir essas pérolas com vocês. Algumas foram incrivelmente acertadas pra mim.....já outras....

Gravidez

Grávida de menina passa muito mal
Mito: enquanto eu, grávida de menino, passei a gestação inteira com enjoos, amigas que estavam esperando meninas passaram pela gravidez sem nem sentir uma "aziazinha" sequer.

Gestação de menino provoca espinhas na mãe
Verdade: fiquei com a pele do rosto e das costas bem feia, principalmente no primeiro trimestre.

Toda grávida fica inchada e anda como patinha
Mito: ouvi muito isso durante a gravides, mas não inchei quase nada e minha postura ficou exatamente a mesma durante todo o processo.

Grávida sente um sono sem fim
Verdade: meu Deus!! Que sono era aquele? Parecia que se passasse o dia todo dormindo, ainda não seria suficiente!

Grávida não tem poder sobre a própria bexiga
Verdade: a partir do sexto mês, meu baby achava que brincar com a bexiga da mamãe era suuuper legal! Andar a pé passou a ser um desafio, pois a gravidade agia e o peso do bebê apertando a bexiga fazia com que eu quisesse ir ao banheiro a cada 10 minutos.

Grávida tem desejos doidos
Verdade: não tive muitos. Na verdade foi só um, durante o 7o mês. Nunca gostei de goma, mas num determinado dia, acordei já sonhando com um pacote de goma e não sosseguei enquanto não comi um inteiro. No dia seguinte, passei muuuuuuuuito mal!

Grávida tem sonhos estranhos
Verdade: era cada coisa!!!! Cheguei a sonhar com pessoas que não via há mais de 5 anos.

Grávida fica com mais vontade de namorar
Mito: pelo menos pra mim, não alterou em nada....e na reta final, só por Deus pra conseguir namorar com aquele barrigão no meio do caminho, né?

A gravidez é um turbilhão de emoções
Verdade: no mesmo minuto, a gente fica em estado de graça e passa para uma enorme tristeza.

O cabelo fica lindo durante a gravidez
Verdade: impressionante!!!!

Grávida precisa se mexer
Verdade: incrível como a atividade física faz bem. Claro que com o acompanhamento do seu médico, né?

Grávida tem que comer por dois
Mito: com o acompanhamento nutricional, a gente percebe que não existe essa máxima. O importante é se alimentar com qualidade.....não quantidade.

Grávida fica meio esquecida
Verdade: nossa cabeça nunca mais será a mesma....rsrsrsrs.....

O formato da barriga indica o sexo do bebê
Mito: minha barriga ficou bem redonda, mesmo estando grávida de menino.

Maternidade

O bebê já nasce sabendo mamar
Mito: pode até acontecer em alguns casos, mas comigo foi beeeeeem diferente!!

O bebê mama a toda hora, essa história de horário pra mamar não existe
Mito: ouvi muito isso, mas quando meu baby nasceu, foi exatamente o oposto. Ele mamava a cada 2h30...parecia um reloginho.

Criança é como videogame, cada fase é mais difícil
Mito: pode ser que, em alguns anos, concorde com isso, mas até o momento, as coisas vêm se facilitando com o passar do tempo. Achava muuuuuito mais complicada a vida com um bebê de 3-4 meses do que é agora com um bebê de 19 meses.

Todo bebê tem cólica nos primeiros meses de vida
Mito: meu baby passou ileso. Claro que segui a orientação familiar de tomar chá de hortelã depois de cada refeição. Pode ter sido isso ou não, mas a boa notícia é que não sabemos o que é ter um bebê com cólica em casa....graças a Deus!

Chupeta atrapalha a amamentação
Mito: no meu caso pelo menos, não atrapalhou em nada!

Depois de ter um filho, você nunca mais vai dormir uma noite inteira na vida
Mito: entre os 3 e os 11 meses do meu baby, já estava acreditando nisso, mas foi só tomar as medidas certas pra ensinar o pequeno a dormir pra nunca mais ter problemas com isso.

Você se sentirá plena assim que pegar seu bebê no colo pela primeira vez
Mito: comigo não funcionou não. O que senti foi uma imensa responsabilidade e preocupação por ter uma vida tão dependente de mim. O amor e a plenitude foram chegando com o tempo.....o amor, principalmente, aumenta a cada dia! É incrível!

Passa muito rápido
Verdade: o primeiro ano de vida de um bebê é algo impressionante!! 12 meses se transformam em 2. Simplesmente não vemos passar! Passa muito rápido meeeeeesmo!!

Você nunca mais será a mesma depois de ser mãe
Verdade: imeeeeensa verdade. Como ser a mesma depois de tamanha transformação, né?

O casamento nunca mais volta ao normal
Mito: claro que muda, mas esse sentido negativo que as pessoas tanto falam, não rolou aqui não. É difícil, existem momentos duros, mas se o casal realmente se empenhar, dá sim pra continuar se curtindo e sendo muito feliz.

Sua vida social vai acabar
Verdade: não dá pra negar que as prioridades mudam. O horário é outro, o ambiente precisa ter área infantil, a turma muda, etc.

Seus amigos vão te abandonar depois dos filhos
Mito: acho que isso é questão de fase da vida e idade. Como já tive meu baby perto dos 40 anos, não tive nenhuma mudança no círculo de amizades. Aliás, tive sim....o círculo aumentou.

Você será capaz de ficar horas e horas só olhando seu bebê
Verdade: verdade absoluta!! A gente perde a noção de tempo vendo eles dormindo, brincando, descobrindo o mundo.

Você só aprenderá a ser filha quando for mãe
Verdade: impressionante como nossa visão com relação aos pais muda da noite para o dia. Passamos a entendê-los e respeitá-los como nunca!

Você vai ter saudades da gravidez
Verdade: enquanto passamos por ela, não imaginamos como isso será possível com tanto enjoo, incômodos e mudanças, mas é só o bebê nascer pra gente valorizar cada segundo da delícia que era tê-lo ali dentro, protegido e seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário