sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O papai pediu ajuda

Semanas atrás, recebi o email de um papai aqui do Drops. No email, ele comentava que estava com medo de perder sua esposa depois que o primeiro filho do casal nasceu. Reclamava do fato da esposa estar sempre cansada e sem disposição. Não queria mais sair de casa, não demonstrava interesse sexual e estava sempre de cara fechada. Na época, o baby estava com 5 meses.

Fomos conversando e verificando todas as possibilidades (ele estava com medo da temida Depressão Pós-Parto). Até que um dia, ele escreveu algo que me chamou a atenção:

Não entendo como ela fica tão cansada o tempo inteiro. Diz que trabalha muito, mas ela deixou de trabalhar fora para ficar em casa só cuidando do bebê. Eu chego em casa do trabalho acabado e nem por isso vivo emburrado.

Nesse dia, perguntei a ele como funcionava o dia a dia da casa.....como eram dividas as tarefas entre o casal. E a resposta não me surpreendeu:

Ela faz todas as tarefas de casa e cuida do bebê. Quando eu chego a noite, fico brincando com ele para que ela faça o jantar.

No fim de nossa conversa naquele dia, o resumo foi chocante (inclusive pra ele):

A esposa:
- lava
- passa
- limpa
- cozinha
- cuida do bebê (amamenta, troca fraldas, dá banho, etc)

O marido:
- trabalha fora
- brinca com o bebê enquanto a esposa prepara o jantar (e é esse o único cuidado dele com o filho)

Quando terminei o resumo, ele se disse (usando suas próprias palavras) abobado. Nunca tinha se dado conta da carga de trabalho que estava sobre a esposa. Percebeu que, por trabalhar fora o dia todo, via a vida da esposa (que ficava em casa), como um mar de rosas. Sem stress, sem pressão, sem metas, sem grandes responsabilidades.

A partir dessa percepção, encontramos fácil a solução: ele passaria a ajudar em casa. Naquele dia, conversou com a esposa e fizeram - juntos - a divisão de tarefas. E agora - com a autorização dele, claro - copio parte de seu email aqui pra você lerem:

Agora tenho tarefas específicas durante a semana: lavo a louça do jantar, passo pano no chão e dou banho no bebê.
Aos finais de semana, ajudo com praticamente tudo: almoço, banho do bebê, troca de fraldas, estendo as roupas no varal e ganhei uma nova responsabilidade. Sou responsável pelos passeios da família. Passo a semana pesquisando programas que possamos fazer juntos e esse é nosso compromisso inadiável dos sábados a tarde.

Estou impressionado com as mudanças. Meu casamento voltou a ser como antes. Minha esposa está feliz, mais disposta e bem humorada. Meu filho parece até gostar mais de mim. Nosso vínculo aumentou bastante.

Por que pedi pra falar sobre este caso aqui no blog? Porque vejo muuuuuito esse tipo de comportamento nas famílias.

Assim como boa parte da sociedade acredita, alguns maridos também acham que deixar de trabalhar fora para cuidar da casa e do bebê significa "fazer nada". É puxado, pessoal! A mulher precisa de colaboração!

E o recado não é só para as que decidiram ficar em casa depois do nascimento dos filhos não. As mulheres que trabalham fora também sofrem - às vezes até mais - por terem de chegar em casa depois de um dia longo de trabalho e resolverem tudo sozinhas (limpeza, roupas, crianças, jantar). É preciso participação de todos. Mãe, pai e crianças (quando já tiverem idade, precisam ter pequenas responsabilidades dentro do lar). Assim, ninguém fica sobre-carregado e cansado além da conta. Com todo mundo envolvido e ajudando, sobra - inclusive - mais tempo pra se curtir, brincar com os filhos, namorar, ver um filminho depois que os pequenos vão dormir, ..............

Nenhum comentário:

Postar um comentário