quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A maternidade não tem glamour....

...e não é um mar de rosas!

Acho que a vida das nossas mães e avós foi bem mais fácil nesse sentido. Naquela época, todo mundo sabia como era uma mãe, mas hoje, criou-se essa imagem falsa de que mãe é sinônimo de glamour (é aquela mulher magra, linda, bem penteada e maquiada, que trabalha fora, está sempre de salto agulha, é ultra bem sucedida em todas as áreas de sua vida, não se frustra, não se decepciona, dá atenção integral aos filhos - mesmo trabalhando fora o dia inteiro -, malha, é uma amante incansável, e por aí vai).

Quando vemos aquelas fotos das famosas (geralmente usando salto 15) com suas crianças lindas, bem vestidas, limpinhas, penteadas, sorrindo para as câmeras, somos automaticamente levadas para um mundo de fantasia.....um mundo onde aquela cena é o padrão, e não a exceção.

Porque vamos combinar, né? É exatamente como aquela cena do parquinho no filme "Plano B" (quem ainda não assistiu, precisa assistir....é muito engraçado e bacana) onde o futuro papai pergunta ao amigo (já pai de 3) como é a vida com filhos. A resposta?

Horrível...horrível...horrível......
daí algo mágico acontece.......
horrível...horrível...horrível........
daí algo mágico acontece.........
horrível...............

Pode ser mais claro do que isso? Rsrsrsrsrs.....sim, porque pense bem no seu dia a dia: entre fraldas sujas, melecas de nariz, birras, greves na hora de comer, febre, tosse, mau humor, gorfadas, vomitadas, tapas..............acontecem momentos mágicos que fazem tudo valer a pena:

- o sorriso do filho pra você
- as primeiras palavras
- as primeiras frases
- o carinho do filho no seu rosto
- aquele olhar apaixonado que eles dão pra gente
- as caretinhas
- as coisas que eles aprendem com a gente e nos enchem de orgulho
- as novas conquistas na escolinha
- os primeiros passos
- a primeira engatinhada
- a primeira noite de sono ininterrupto
- o primeiro "eu te amo"

Coisas maravilhosas!!!! Que estão aí justamente pra nos darem novo ânimo. Nova motivação pra seguir adiante.

Mas então, por que é que o título desse post é tão ....... pessimista!? Rsrsrsrs....porque é a mais absoluta verdade! Têm mães sofrendo horrores por aí porque estão imensamente decepcionadas com a maternidade. Amam os filhos mais do que tudo na vida, mas não entendem como é que aquele sonho lindo se transformou em um verdadeiro desastre!

Não, queridas!! Não é um desastre! É apenas a realidade das coisas! Realidade essa, que muitas mães se negam a aceitar e, com isso, enganam inúmeras futuras mamães por aí.

Algumas das mentiras que me contaram (e as verdades por trás delas):

"Nossa!! Espere pra ver! Assim que você bater os olhos no seu bebê, sentirá o maior amor do mundo!" Não!! Não é bem assim!! Esse amor imenso, que parece que vai explodir nosso coração, vai surgindo aos poucos, com a convivência.

"Amamentar é a melhor coisa que existe! É divino! Você vai amar cada segundo"! Vai amar sim, mas antes disso, sofrerá horrores, sentirá dores que nem sabia que eram possíveis, achará muuuuito estranho ver seu peito vazando leite, vai olhar seu bebê mamando e sentirá uma imensa vontade de chorar.....de tanta dor! Vai perceber que o bebê não nasce sabendo mamar (e demora pra aprender). Quando essa fase passar, aí sim, você vai curtir esse momento, mas pra chegar nesse ponto, será preciso muita força de vontade e determinação.

"É só amamentar que logo seu corpo volta ao que era antes da gravidez, já que a amamentação faz o útero contrair". Amamentar realmente emagrece.......e só! Fora isso, é preciso muuuuito esforço, malhação, dieta e determinação pra perder a barriga (e mesmo assim, às vezes ela simplesmente não vai embora). Ah....ou contar com a genética, né? Porque algumas mulheres são realmente abençoadas por ela e praticamente já saem da maternidade sem barriga nenhuma...rsrsrs....

"Você se sentirá linda e poderosa como nunca logo nos primeiros dias". Pode ter sido só comigo, mas me senti tudo...menos isso!! Me sentia gorda, inchada, extremamente esgotada. Não tinha ânimo nem pra passar um batonzinho, quem dirá me arrumar. Só queria dormir e colocar gelo nos bicos dos seios. É a coisa mais comum do mundo a mãe simplesmente esquecer que existe salão de beleza e manicure nos primeiros meses do baby. Ficamos mesmo em segundo plano.

"Sua casa ficará linda! Cheia de coisinhas fofas espalhadas" Que ela fica cheia de coisinhas fofas espalhadas.....isso é verdade! Mas dizer que a casa vai ficar linda......é muita viagem, né? É bagunça mesmo e precisamos aceitar isso. Não dá mais tempo de ver cada detalhe como víamos antes. Não dá mais tempo de deixar tudo impecável e brilhando como antes. Quanto antes aceitarmos isso, mais feliz seremos.

"Acordar de madrugada é difícil, mas você vai ver: basta um sorriso do seu filho para o sono simplesmente sumir". Acho que essa foi a maior de todas as mentiras que ouvi!! Sorriso?! Que sorriso?! Nos primeiros dias, a criança simplesmente não sorri (a não ser por pequenos espasmos) e quando finalmente aprende essa lindeza, o seu sono será tanto que nem vai reparar de verdade se o baby está sorrindo. Até porque, até abocanhar seu peito, ele estará mesmo é chorando desesperadamente de fome. E o sono é tão grande, mas tão grande, que enquanto o baby mama, a gente não consegue pensar em nada mais interessante e prazeroso do que fechar um pouquinho os olhos.

"Olhar para o seu bebê renova todas as forças" Essa é uma semi mentira, já que realmente eles nos dão uma força que vem não sei de onde para, por exemplo, pegar nosso filho no colo mesmo estando com as costas travadas, ou levantar no meio da noite pra oferecer colo ao pequeno que teve um pesadelo quando se está caindo de febre. Mas é um renovo momentâneo...aquela vontade de ficar jogada na cama até sarar é a mesma antes e depois dos filhos.

"O bebê chora muito no começo, mas logo passa". Mais uma baita mentira que me contaram!! Tive a imensa sorte do meu baby não ter tido nenhum dia sequer de cólica, portanto, ele só chorava mesmo pra mamar. Mas em compensação, conforme foi ficando maiorzinho, foi aprendendo a tirar cada vez mais proveito dessa arma....com 1 aninho, ele chorava infinitamente mais do que nos primeiros meses. Na verdade, não sei ainda até quando, mas o fato é que não passamos mais um dia sequer sem ouvir no mínimo 4 choros por motivos diversos (manha, tombos, birras, sonhos ruins, fome, cansaço, e por aí vai)

"Cocô de recém-nascido não fede". Fede sim!! A nossa percepção é que muda, porque nada se compara ao susto que é abrir uma fralda depois da introdução alimentar....kkkkkkk.....mas que fede, fede!! E dá altos sustos também, já que os jatos são frequentes e nada agradáveis!

"Dá pra levar a vida normalmente com as crianças. Vocês não precisam se anular". Em termos. Claro que não é preciso se anular, mas o fato é que os programas mudam. Vocês vão buscar lugares com parquinho, espaço kids, trocador e cadeiras para crianças. Ao invés de simplesmente sentar e desfrutar uma refeição, vocês vão comer entre um senta-levanta infinito. Entre uma garfada e outra suas, estarão dezenas de colheradas para o pequeno...e entre essas colheradas, tapas que fazem a comida voar longe, cuspidas que sujam a sua roupa e seu cabelo, broncas pra tentar acalmar os pequenos etc, etc, etc....

"Bebê é igual video-game...uma fase é sempre mais difícil que a outra". Não meeeeeeesmo!!!! Pra mim, a cada mês as coisas foram melhorando. A criança passa a interagir, depois a se comunicar, daí vem a fala, as frases.....de forma alguma acho a fase atual mais difícil do que o começo de tudo.

"Mãe é um ser iluminado. Nosso amor por eles é tão grande que conseguimos manter a paciência inabalável". Mentira enooooooooooooorme!!!!! A gente perde a paciência sim....e muito!

"Seu amor por eles vai crescer infinitamente a cada dia" Crescer é muito pouco!! Não cresce não.....se multiplica por milhões a cada dia! É algo inexplicavelmente lindo e acho que nenhum ser-humano deveria passar pela vida sem conhecer esse amor verdadeiramente Divino.

Moral desse post: agora que somos mães, nada de mentir para as amigas, ok? A grande verdade é que a maternidade muda tudo. É um papel extremamente difícil, mas que, verdadeiramente, tem muitos lados que fazem tudo valer a pena!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário