sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Adaptação escolar

Depois de ter passado por essa fase tão difícil (tanto para a criança quanto para os pais), posso dizer que nos saímos bem. Sem traumas, sem grandes choques. E algo que me ajudou muito foram essas dicas dadas pela própria escolinha do meu pequeno no dia da matrícula. Espero que elas também ajudem quem está passando e quem ainda vai passar por esse momento tão marcante:

** Mas antes de qualquer dica, é fundamental ter essa em mente: tenha confiança total na escola escolhida. Para isso, visite o local sem marcar hora, vá até a futura sala do seu filho, conheça as futuras professoras dele, tire todas as dúvidas que tiver, conheça a Diretora, a Proprietária, a cantina, a proposta pedagógica, etc.

- Antes do começo das aulas, é importante levar a criança na escola, pra que ela conheça o ambiente, a professora, veja como pode ser divertido ter tantos amiguinhos por perto.

- Conversar faz toda a diferença: sempre digam para a criança que ela vai para a escolinha em breve. Que lá, ela terá amiguinhos, poderá brincar no parquinho, na areia, etc.

- Quando forem deixar a criança na escola, digam que ela vai ficar ali, mas que logo vocês voltam para pegá-la.....e façam desse momento uma super festa! Com muitos beijos e abraços!

- De preferência, não acompanhe a criança até a sala de aula (a não ser que seja uma norma da escola). Isso, pra que ela possa separar bem as coisas e se familiarizar com as pessoas que farão parte da vida dela a partir daquele momento. Não é bacana a criança mentalizar que a escolinha também é lugar para ver o papai e a mamãe.

- Nunca saiam da escola escondidos. É importante se despedir da criança, dar um beijo gostoso, um abraço forte e explicar que daqui a pouco vocês estarão de volta pra buscá-la.

- Se a criança chorar muito e a escola ligar pra vocês, nunca corram direto pra casa. Fiquem por perto um tempo, conversando e explicando a situação. Vejam se a criança aceita entrar novamente na escolinha. Se não, aí sim, leve-a para casa.

- Se estiver muito difícil, peça para outra pessoa de confiança levar a criança até a escolinha (avós, tios, irmão mais velho)

- Faça de tudo para que a criança não falte nessa fase inicial. Quanto mais ela estiver no ambiente escolar, mais rápido irá se adaptar.

- É fundamental ter consciência de que o choro é normal. Com isso em mente, fica mais fácil se despedir dos pequenos no portão da escola. Se os pais chegarem ao portão e, por causa do choro, logo pegarem a criança no colo e levarem pra casa, no dia seguinte será muito mais difícil, pois é capaz dela multiplicar seu choro por mil só pra conseguir ir embora de novo.

- Esforcem-se ao máximo para que a criança comece a usar o uniforme logo nos primeiros dias. Isso facilita muito a identificação com os coleguinhas e professores.

- **E a mais importante de todas: estejam certos de que realmente acham que chegou a hora da criança ir para a escolinha. Se os pais tiverem dúvidas, ela irá perceber e a adaptação se tornará quase impossível. Com os pais seguros, a criança também se sente segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário