quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

As crianças e as besteiras

Recebo muitos emails (dropsdemae@gmail.com) me perguntando sobre como faço com relação aos doces, salgadinhos, pizzas e todas as "besteiras" às quais nossos pequenos têm acesso hoje em dia. Achei importante falar sobre isso aqui no blog.

O que acho é o mesmo que penso com relação à alimentação dos adultos: EQUILÍBRIO É FUNDAMENTAL.

Em casa, não temos porcarias, mas isso vem de bem antes do baby. Sabem o famoso ditado: "o que os olhos não vêm....", né? Pois é!! Em uma casa onde a luta contra a balança é eterna, nunca pudemos dar bobeira, então, o pequeno já pegou carona nessa característica e isso ajudou bastante no processo como um todo.

O histórico de pressão alta em ambas as famílias também nos mantém longe do excesso de sal. Mas com todos esses cuidados, não resistimos a um docinho. Só que nos permitimos apenas dois quadradinhos de chocolate meio amargo após o almoço....e nos fins de semana, sempre caprichamos um pouco mais na sobremesa.....e não há mal algum nisso!

E é justamente esse tipo de equilíbrio que quero ensinar ao meu pequeno. Não acho certo simplesmente privá-lo de um docinho ou uma batata frita como se essas coisas não existissem. O que ele precisa aprender é que sim, essas coisas existem, são deliciosas, mas não dá pra viver disso....são a exceção, JAMAIS a regra!

Até ele completar 1 aninho, nunca havia comido nada disso, mas atualmente, come sim, só que é muito raro. Ele ama bolacha, mas nunca comeu as recheadas....prefere as de maisena e leite. Ama chocolate, mas aos poucos está aprendendo a se contentar com um pedacinho só depois do almoço (pedacinho mesmo....damos a pontinha de um quadradinho pra ele e só).

Na minha opinião, tudo o que é demais, acaba sendo prejudicial, e isso vale também para os cuidados. Se a criança nunca tiver contato com o açúcar, no dia em que provar qualquer coisa, vai enlouquecer e nunca saberá quando parar. Crescerá sem limites, comendo até ver o fim da embalagem.

Quero que meu baby cresça sabendo se controlar. Entendendo que a vida é feita de escolhas e, acima de tudo, que ele precisa equilibrar as coisas boas e as não tão boas assim....e isso também vale para a alimentação.

A única coisa que não dou de jeito nenhum pra ele é refrigerante, até porque, tomamos muito raramente...(nunca em casa) e estamos, aos poucos, querendo parar de tomar de vez.

Agora, uma batata-frita na festinha do amigo. Um brigadeiro no aniversário da prima. Um pedaço de bolo na casa da vó. Uma pizza em casa na noite de sábado. Um pedacinho de chocolate depois do almoço (e só quando ele pede, pois nem quer)......tudo isso faz parte da vida e estará cada vez mais à disposição dele. O que nos resta é fazê-lo entender que ele pode sim comer, mas só um pouquinho...não precisa devorar a porção toda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário