sexta-feira, 6 de março de 2015

Como devem ser as mamadas da madrugada?

Depois do post de ontem, onde comento que não aconselho a troca de fralda nas mamadas da madrugada, choveram emails no dropsdemae@gmail.com me perguntando dicas para essas mamadas e por que não indico a troca. Virou post:

Pra começar, porque não indico a troca? Pelo fato de que ela desperta a criança. De madrugada, a mamada não pode ser igual às mamadas do dia a dia. Até mesmo para que o bebê comece a perceber a diferença entre dia e noite. Entre hora de dormir e hora de ficar acordado. A não ser que seja o caso de cocô, não há necessidade de ficar trocando a fralda da criança durante a noite.

Dicas para as mamadas da madrugada:

O mais importante é ter em mente que a criança precisa aprender que, durante o dia, ela pode mamar, brincar, curtir o colinho da mamãe e tudo mais, mas que a noite, é um tempo diferente, um tempo de silêncio, de descanso....é preciso mostrar essa diferença desde o primeiro dia de vida. Não é um processo rápido.....leva tempo e exige paciência da mãe, mas dá certo.

Pra começar, uma dica que já é bem batida: durante o dia, nada de neuroses! A casa precisa funcionar normalmente, com seus barulhos e muita luz. Nada de silêncio absoluto. Nada de quarto escuro para o cochilo. Conversem, arrumem a casa, deixem o mais velho correr e brincar, deixem as janelas abertas pra receber a luz natural. Na hora do cochilo, pode deixar o ambiente escurinho, mas de leve. Janela aberta e cortina fechada, por exemplo, ou persiana fechada e cortina aberta.....não vale a escuridão total.....essa, só a noite!

E está aí a primeira dica sobre as mamadas da madrugada: a criança precisa perceber que o dia é movimentado, claro e barulhento.

Mas quando for a hora de amamentar de madrugada, tudo deve ser diferente:

- não acenda as luzes (no máximo um abajur ou a lanterna do celular)
- não converse com o bebê
- de preferência, não faça contato visual com o bebê a todo momento (esse olho no olho é delicioso sim, mas reserve-o para o dia a dia, ok?)
- assim que o bebê mamar e arrotar, coloque-o novamente no berço e saia do quarto
- se o bebê dormir pesado depois de mamar (o que é bem comum), fique com ele no colo uns 5 minutos, cabeça levemente elevada pra facilitar a digestão. Depois disso, bercinho (com travesseiro anti-refluxo, claro). Se forçar o bebê a arrotar, vai despertá-lo e, muitas vezes, irritá-lo.

E se, com todos esses cuidados, o bebê simplesmente se recusar a dormir? Pois é! Isso acontece! Mas não deve mudar em nada a rotina. Continue no escurinho, embalando o bebê até ele relaxar. Se já mamou tudo o que queria, dê a chupeta, coloque a naninha pertinho dele e mostre que é hora de dormir. Se preferir, coloque-o no berço e fique por perto, dando leves tapinhas no bumbum, balançando o pequeno levemente, fazendo o som tão confortante pra eles (shhhhhhhhh), até que o bebê relaxe e comece a adormecer.

E em caso de cocô? Daí é preciso trocar a fralda. Faça tudo com movimentos suaves e, novamente, sem conversar com o bebê ou acender as luzes. Tudo em silêncio e com calma, como a noite deve ser.

Lembrando que é muito importante que ele aprenda a pegar no sono sozinho, sem depender do seu colo, do seu peito ou da sua voz. Faça tudo pra que ele relaxe e comece a adormecer e daí, saia do quarto.

Quanto antes o bebê aprende a dormir por conta própria, antes ele deixará de mamar a noite e dormirá até o amanhecer, pois, quando acordar de madrugada, saberá pegar no sono novamente sem depender de mais ninguém.

Como funcionou aqui em casa:

- ele só começou a acordar pra mamar de madrugada aos 3 meses.
- a partir daí, eu fazia exatamente como descrito acima: escurinho só com lanterna do celular, nada de conversa e, durante a mamada, eu ficava de olhos fechados (confesso que cheguei a dormir muitas vezes).
- assim que ele ficava bem molinho, ia para o berço. Às vezes, chorava, às vezes ficava quietinho e dormia sozinho. Quando chorava, eu ficava ao lado dele, dando tapinhas no bumbum até ele acalmar.
- a luta foi grande (dos 3 aos 11 meses), cheguei a passar noites em claro, a chorar de tanto sono, mas deu certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário