terça-feira, 24 de março de 2015

Febre ou Estado Febril?

Se tem uma coisa que apavora mães e pais de primeira, segunda e todas as viagens é a febre!! É só a gente sentir os pequenos levemente quentes que praticamente entramos em pânico.

Esse pânico é justificável e compreensível, já que febre é algo que indica que existe algum problema por ali, né? Mas é preciso cuidado pra que, todo o zelo e preocupação, não acabem fazendo mal para a criança.

Por que digo isso? Porque existe uma diferença importante entre febre e estado febril.

Até 37.9°C, a criança está em um estado febril, ou seja, apenas uma resposta do organismo a alguma coisa que não está certa. Essa resposta é necessária, é algo que o corpo precisa fazer para vencer aquele processo. Se for interrompido com a medicação, essa defesa pára e, com isso, pode aparecer uma infecção ou uma inflamação, por exemplo.

Só a partir dos 38°C é que os Pediatras indicam a medicação. E é fundamental respeitar a quantidade e o intervalo entre as doses, famílias. De nada vai adiantar dar mais remédio ou repetir a dose de hora em hora. Isso só fará mal à criança, além de ser extremamente perigoso.

Uma conhecida minha quase matou o filho por excesso de zelo. Ele estava com 37,5°C e ela entrou em pânico. Dava remédio a cada 30 minutos para a criança. Resultado? A temperatura ficou tão baixa que ele precisou ser internado.......

Sei que a tentação é grande, pois morremos de medo de ver a febre subir, mas vamos nos controlar, né? Se está abaixo dos 38°C, dê um banho na criança, mantenha o cabelinho molhado, use um paninho na testa.......e só!! Apenas para aliviar mesmo. Remédio, só se passar dos 38°C, combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário