quarta-feira, 29 de abril de 2015

Seu bebê troca o dia pela noite?

Recebo muitos emails de mães de recém nascidos contando que, mesmo seguindo todas orientações à risca, o bebê está trocando o dia pela noite.

Como nos primeiros três meses de vida, o lindão dormia a noite toda (o trabalhão com o sono dele começou a partir dos 3 meses), eu não tinha muito como ajudar com minha experiência, então fui ler a respeito. Depois de muita pesquisa, percebi algo que faz tooooooodo o sentido!!! E é isso que vou tratar no post de hoje:

Como vocês acham que é lá dentro do útero? Conseguem imaginar a barulheira? Sangue correndo, órgãos funcionando, coração batendo, a mãe falando......o que mais se aproxima do barulho que eles passam 9 meses ouvindo é...........um secador de cabelo! Siiiiim!!! Muuuuito barulho!!

No YouTube existem vários vídeos disponíveis. Por quê? Porque esse som acalma o bebê! Ele se sente novamente "em casa". Falei sobre isso nesse post.

Apesar de sabermos desse barulho todo, o que é mais comum quando o bebê nasce? A família se preocupar com o silêncio! Tudo calmo, músicas suaves, o cantarolar baixinho da mãe............mas pensem comigo: até pouco tempo atrás, o bebê estava vivendo praticamente dentro de uma turbina.....deve ser muito estranho passar a, de repente, não ouvir nada disso, né?

E foi daí que veio a minha "luz" sobre bebês que trocam o dia pela noite. Não digo que seja essa a causa e só, mas com certeza ela tem um peso enorme!!

De acordo com os especialistas, é preciso deixar bem clara a diferença entre dia e noite, né? De dia, casa barulhenta, clara, normal! De noite, muito silêncio e escurinho.....e é justamente nesse silêncio que acho que está o erro.

A criança, acostumada com o barulho intenso, acha o período diurno delicioso!! Mas a noite, com aquele silêncio todo, deve é bater um baita medo!! "Cadê todo mundo? Cadê meu barulhinho aconchegante"?

O que sugiro? BARULHO! Isso mesmo: ba-ru-lho!

Quando for a hora de dormir, tenha algo com um som estático no quartinho do bebê: ar condicionado, ventilador, rádio fora da sintonia, o vídeo do YouTube em volume agradável, etc.

Façam o teste. 

Lembrando que o ventilador nunca deve estar direcionado diretamente para o bebê. Sempre voltado para o teto ou para a parede.

Sei que essa não é a única causa para o bebê querer ficar acordado a noite, mas é uma delas.

O lindão dorme até hoje com um ventilador pequeno ligado embaixo do berço dele. Como morávamos em uma cidade muuuuuito quente, ele dorme no ar condicionado desde o primeiro dia de vida, já na maternidade. E, depois dessa pesquisa que eu fiz, creio que o barulho do ar foi um dos contribuintes pra ele dormir bem quando era recém-nascido. Ele ama um barulhinho pra dormir (e eu também, tenho que admitir - rsrsrsrsrsrsrs).

Então, fica a dica: bebê trocando o dia pela noite? Deixem um sonzinho estático (precisa ser estático) no quartinho dele. Pode ser que faça toda a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário