segunda-feira, 25 de maio de 2015

A sensibilidade infantil

É impressionante como as crianças são sensíveis a tudo o que acontece ao redor delas. Desde que nascem!! Tudo o que sentimos, tudo o que rola em casa.....nada passa batido pelos pequenos.

Justamente por isso, muitas famílias erram ao esconder algumas coisas dos pequenos. E erram por quê? Porque omitir certos fatos, vai apenas gerar mais ansiedade na criança e ela ficará irritada, chorona, sensível, manhosa e birrenta.

E daí tudo se transformará em uma grande bola de neve:

- problema
- família estressada
- omissão
- criança estressada
- manha
- birra
- família ainda mais estressada
- criança ainda mais estressada
- etc.....

Por isso, sugiro sempre o seguinte: DIÁLOGO!

Claro que, na medida da idade da criança, de forma clara e simples, sem grandes detalhes. Por exemplo:

O vovô está seriamente doente? Conte para a criança que o vovô está dodói e que, por isso, a mamãe está um pouco triste e preocupada. Convide a criança para ajudar da forma que for possível pra ela: fazer uma oração pelo vovô pode ser uma boa maneira dela se sentir parte da família, parte do momento pelo qual vocês estão passando.

O mesmo esquema vale para problemas financeiros, preocupações com o trabalho e tudo mais o que possa estar incomodando vocês.

Nunca deixem a criança totalmente de fora! Ela é parte da família e precisa estar inserida no que acontece com vocês...sejam coisas boas, sejam coisas ruins. Tudo de acordo com a idade dela, mas sempre deixando ela fazer parte real da vida da família.

E não estou falando só de crianças mais crescidinhas não! Isso vale até para o bebê recém-nascido. Eles precisam se sentir seguros e, sentir a mãe nervosa sem conhecer o motivo acaba gerando muita ansiedade e stress.....até mesmo nos pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário