segunda-feira, 18 de maio de 2015

O drama do passeio de carro

Dia de responder às dúvidas de vocês:

Muitas mamães me escrever perguntando como consegui vencer o medo de andar de carro sozinha com o lindão. Outra pergunta muito comum é sobre como fazia quando ele chorava no bebê-conforto.

Nunca tive problemas em andar sozinha de carro com ele. Sempre achei algo natural e, acima de tudo, necessário. Como vocês sabem, durante todo o primeiro ano dele, morávamos só eu e o maridão, sem família por perto. Por isso, não tinha outra opção a não ser sair com ele sozinha quando precisava ir, por exemplo, à Pediatra. Papai trabalhando...lá íamos nós pela cidade.

Ele sempre amou passear de carro, portanto, as crises de choro foram raríssimas, mas meu comportamento foi sempre o mesmo: fazia de tudo para acalmá-lo.

Colocava músicas de ninar, as músicas que punha pra ele na época da gravidez, deixava o rádio fora de sintonia pra ele ouvir aquele chiado parecido com o som do útero......se nada dava certo, eu simplesmente continuava o percurso com ele aos berros. Muito triste, ruim de verdade, mas era o jeito. Tirar a criança do bebê-conforto ou da cadeirinha é inimaginável e super perigoso, portanto, só saída dali quando chegávamos ao destino.

Uma dica dada por uma amiga minha me ajudou demais: ela disse que acostumou o bebê a estar sempre acompanhado por alguém no banco de trás. Ou era ela ou era a avó. Resultado: se estivesse sozinho ali, chorava desesperado. Então ela me disse quando ainda eu estava grávida: me arrependo demais disso e, se eu fosse você, só andava na frente com o seu marido e deixava ele se acostumar com o banco de trás só pra ele.

Pois segui esse conselho e não me arrependo. Posso contar nos dedos de uma mão as vezes que ele chorou no carro e isso foi apenas nos dois primeiros meses de vida. Depois disso, só alegria a cada voltinha.

Até hoje é assim!

Então, pra resumir, dou as seguintes dicas para as mamães:

- não acostumem o bebê a andar sempre com alguém do lado no carro
- caso nenhuma tática funcione, deixe o bebê chorar até chegarem ao destino
- JAMAIS tirem o bebê do bebê-conforto ou da cadeirinha enquanto estão andando
- JAMAIS andem de carro com o bebê no colo
- tenham sempre algum brinquedinho no carro para distrair o bebê enquanto não chegam ao destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário