terça-feira, 12 de maio de 2015

O que eu gostaria de dizer para as gravidinhas e tentantes do blog...

É incrível como eu não me arrependo de nada, absolutamente NADA da fase grávida. Aproveitei cada dia e amei cada momento. Muita gente fica chocada quando digo isso, mas é a mais pura verdade.

Por isso, decidi falar com as gravidinhas e tentantes aqui do blog. O que gostaria de dizer pra realmente ajudar as futuras mamães a viverem essa fase tão bacana da melhor forma possível!

Mexa-se
Sei que a gente até cansa de ouvir isso quando está grávida, mas é importante meeeeeesmo. Gestante precisa se manter em movimento. Sem exagerar, com acompanhamento do seu médico. Caminhada é uma delícia e você pode definir seu ritmo conforme a barriga vai crescendo. Outra atividade deliciosa é a hidroginástica. Ela faz a grávida se sentir mais leve e faz a drenagem linfática, tão importante pra melhorar a disposição, né? Pilates também é uma maravilha, mas é importante já praticar antes da gravidez. Sair do sedentarismo direto para uma aula dessa, pode não ser muito bom.
Comigo foi assim: fiz caminhada na esteira da academia até os 7 meses. A partir daí, a barriga passou a pesar demais e parti para a hidro.

Durma
Nem tanto por aquele conselho que TODO MUNDO fala: "dorme agora, porque depois....".
Esse conselho é real, mas não digo pra você dormir por causa disso não. Digo pra você dormir porque a gravidez dá muuuuuuuuuuito sono! Muita moleza! E se o corpo está pedindo um tempinho de descanso, dê isso a ele sempre que puder.
Comigo foi assim: eu dormia demais! O sono era pesado, profundo meeeeesmo!! Não podia sentar, nem me encostar que já morria de sono. Tinha a impressão de que, se pudesse, dormiria o dia inteiro, literalmente. Como acredito muito em respeitar os sinais que o nosso corpo dá, sempre que podia, dormia!

Fotografe a barriga
Não precisa fazer ensaio, mas fotografar o desenvolvimento da barriga é algo delicioso e que você vai amar ficar revendo depois que o bebê nascer. Vale semana a semana ou mês a mês.
Comigo foi assim: não sou muito fã de ensaios fotográficos, por isso, mês a mês, tirava foto da barriga (praticamente na mesma posição pra poder comparar melhor) em casa mesmo, ou durante algum passeio que estivéssemos fazendo. Quando o lindão nasceu, fiz uma montagem e, volta a meia, me pego olhando de novo...e de novo pra ela.


Não gaste muito com roupas de grávida
Parece que não, mas a gente consegue usar muitas roupas nossas durante a gravidez. Compre só o necessário e faça o possível pra aproveitar o que você já tem no armário.
Comigo foi assim: fiz um post sobre isso aqui.

Coloque fone de ouvido na sua barriga para o bebê ouvir
O bebê reconhece as músicas que ouviu na barriga depois que nasce. É uma ótima opção de calmante para aquelas horas em que nada acalma o choro.
Comigo foi assim: o lindão amava!! Fazia movimentos suaves dentro da barriga enquanto o som rolava. Eu fazia sempre que dava e procurava fazer todo dia, nem que fosse só uma música. Quando ele nasceu, aquelas músicas acalmavam o choro, faziam dormir, ..... era lindo ver a reação dele!! Também fiz um post sobre esse tema.

Não tenha pressa
Eu sei que a ansiedade é grande! Que os incômodos aparecem, que a vontade de ver o rostinho do bebê cresce a cada dia, mas não viva em função disso! Curta de verdade a gravidez. Curta cada dia, cada semana, cada mês. 
Comigo foi assim: eu morria de curiosidade pra ver o rostinho dele. Não via a hora de fazer o próximo ultrassom, mas mesmo assim, consegui segurar a onda e viver dia a dia. Sem pressa. Curti meeeeeesmo!!! Amei cada minuto, mesmo com os enjoos me incomodando demais!! Estava tão tranquila que, na véspera do parto, dormi a noite inteira. Sem ansiedade, sem pressa nenhuma! Apenas me deixando curtir cada minutinho que ainda tinha com ele ali na barriga, só meu, seguro e protegido!

Não fique se sentindo feia
Claro que é difícil ver os kg a mais, a barriga enorme, as pernas inchadas, etc, mas não fique focada no lado negativo. Pense sempre que ali está o seu bebê. A neura do corpo perfeito fica pra depois. Agora, seu corpo deve estar focado em ser a casinha do seu maior presente.
Comigo foi assim: nunca achei o barrigão da gravidez bonito. Mesmo!! Mas quando a minha barriga começou a crescer, só conseguia ver que ali estava o meu lindão. Olhava o barrigão e via o baby. Só queria saber de estar bem e saudável pra ser o melhor lugar do mundo pra ele crescer, se desenvolver e vir ao mundo cheio de saúde e força. E hoje em dia, passei até a achar toda grávida linda!!

Não se culpe
Não é verdade que a gente se sente mãe assim que descobre a gravidez. Algumas mulheres têm esse dom, já outras, só sentem a ficha cair meeeesmo quando o bebê nasce.
Comigo foi assim: só me senti mãe de verdade quando senti o lindão chutar. Isso foi no quinto mês de gestação.

Não alimente as "minhocas"
"E se eu não tiver leite"?
"E se eu não der conta"?
"E se eu não cair de amores logo à primeira vista"?
Tudo isso passa sim pela nossa cabeça, mas deve fazer só isso mesmo...passar e ir embora. Ficar alimentando essas ideias não leva a lugar nenhum.
Se não tiver leite, vai dar mamadeira - E TUDO BEM!
Se não der conta.....isso não existe. VOCÊ SIMPLESMENTE DÁ CONTA!
Se não cair de amores logo de cara, saiba que você é só mais uma a se sentir assim. O AMOR NÃO NASCE JUNTO COM O BEBÊ. ELE É CONSTRUÍDO DIA A DIA E SÓ AUMENTA.
Comigo foi assim: pensei em tudo isso sim. Li, assisti a cursos online, pesquisei muito, mas sabia que só na hora do "vamos ver" é que saberia como agir. E foi exatamente assim! No final, dá tudo certo!!

Deixe o bebê dormir do seu lado - no máximo - nos primeiros 2 meses
Depois disso, acostume o bebê a dormir no seu quartinho. É melhor algumas noites em claro do que 1 ano inteiro ou até mais. Dormir com a criança no quarto tira muito o sossego e a intimidade do casal.
Comigo foi assim: lindão no carrinho, do lado da minha cama, até os 2 meses (principalmente pela praticidade quando ele quisesse mamar). A partir dali, no bercinho dele com a babá eletrônica no criado-mudo.

Vai passar
Os primeiros três meses são os piores, mas todo o primeiro ano de um bebê é muito difícil, principalmente para a mãe. Mas o ditado é mais do que real, porque realmente, TUDO ISSO PASSA!
Comigo foi assim: os primeiros três meses foram difíceis sim, mas dos 4 aos 11 meses foram beeeeeem mais, pois foi a fase em que o lindão não dormia a noite. E daí veio introdução alimentar e tudo isso virou uma grande bola de neve (e de cansaço extremo). Mas passou!! 

O bebê não vai quebrar
Não tenha medo de pegar seu bebê. Eles parecem bem mais frágeis do que realmente são.
Comigo foi assim: inacreditavelmente, não sentia medo nenhum de lidar com o lindão. E olhem que eu era dessas mulheres que evitavam pegar bebês no colo de tanto medo. Com ele, a coisa simplesmente fluiu.

Caprichem nos cremes
Não é frescura não!! Hidratação nunca é demais na barriga e no quadril.
Comigo foi assim: passava creme duas vezes ao dia. Logo após o banho e na hora de dormir...religiosamente, desde que descobri a gravidez. Não tive nenhuma estria. Não me dei bem com óleo de banho. Me deu muita coceira.

Faça acompanhamento com um Nutricionista ou Nutrólogo
Grávida não precisa comer por dois, mas também não pode passar fome. A qualidade é muito mais importante que a quantidade e ter um acompanhamento quanto a isso é fundamental.
Comigo foi assim: fiz acompanhamento com uma Nutricionista especializada em gestantes durante toda a gravidez. Foi ótimo. Ela me deu dicas, inclusive, pra melhorar os enjoos.

Curta muito o maridão
Quando o bebê nasce, o casal fica um pouco afastado daquele dia a dia que era tão normal pra eles. Por isso, aproveitem a gravidez pra namorarem muuuuuito, jantarem fora, irem ao cinema, curtirem uma preguiça no fim de semana, viajar nos feriados, namorarem, namorarem, namorarem.....já disse namorarem?!Rsrsrsrs...
Comigo foi assim: exatamente isso! A gente viajava, assistia a todos os filmes possíveis, jantava fora, acordava tarde e tomava café da manhã (quase almoço) na padaria, e por aí vai! Muito bom!

Tenha paciência
Tanto pra poder curtir todas as etapas da gravidez sem a neura de querer chegar logo ao dia do parto quanto para o depois do bebê nascer. A gente nunca está preparada para o que é ter um bebê em casa. Para o que é ser mãe. NUNCA! Não se exija demais. Não exija demais do marido. Não exija demais do bebê. As coisas vão se acertando com o tempo. Vocês vão errar e acertar e é justamente isso que faz com que as coisas se ajeitem.
Comigo foi assim: exatamente como descrevi aí em cima. Mas o que considero um dos meus maiores acertos foi ter dado todo o espaço do mundo para o papai ajudar. Ele só não amamentou porque não era possível. No mais, ajudava (e ainda ajuda) em tudo!! O bebê é dos dois e os dois precisam se empenhar. É erro do pai se recolher e achar que tudo é responsabilidade da mãe....e é erro da mãe achar que o pai não vai dar conta e chamar toda a responsabilidade pra ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário