segunda-feira, 15 de junho de 2015

A hora de ir para a cama

É imensa a quantidade de emails que recebo me pedindo ajuda: são mães e pais esgotados, dizendo que não aguentam mais ficar até altas horas da noite esperando os pequenos irem para a cama.

Pois a primeira coisa que eu sempre digo nos emails de resposta é: criança tem que ter hora pra dormir.

Não existe segredo, não existe milagre, não existe receita mágica. Os pais precisam estipular um horário para a criança estar na cama....e ponto final! Ela vai reclamar, vai espernear, vai querer continuar com a brincadeira ou com o desenho da TV.....tudo isso vai acontecer, mas ela vai ter que entender que aquele horário é feito pra dormir.

É como eu digo pra eles nos emails: não consigo entender nem concordar com o esquema que vejo na casa de muitos leitores do blog. A criança janta, toma banho, coloca o pijama e, daí em diante, ela é quem manda na festa. Quando se sentir cansada e o sono bater, daí sim vai para o berço ou a caminha dormir. Não pode, gente!! Simplesmente não pode!

Esperar o sono bater? Esperar chegar o cansaço? Criança é ligada no 220!! Não cansa nunca! Enquanto tiver estímulo, vai querer brincar, ver TV, dançar, cantar, pular! Se vocês forem criando essa bola de neve, a criança vai dormir cada vez mais tarde e vocês ficarão cada vez mais cansados.

Não é bom pra ela nem pra vocês. Criança precisa dormir pra crescer, pra se desenvolver, pra aprender.

Então, qual é sempre a minha resposta nesses casos? HORÁRIO!

Não importa se eles estão brincando, vendo o desenho preferido, dançando,.....não importa. É hora de dormir e não tem conversa. Assim mesmo....radical! Pelo menos no início pois, com o tempo, eles vão entendendo o processo e passam a entrar no ritmo.

Como funciona aqui em casa:

O lindão chega da escola, tira o uniforme, brinca um pouco. Às 19h, janta e daí volta a brincar. Às 20h30 entra no ar a Peppa, né? Nesse horário, ele começa a se acalmar, vem para o meu colo e assistimos ao desenho juntos. Às 21h ele vai para o banho, coloca o pijama, faz a oração, mama e dorme.

Mas não pensem que de vez em quando não rola um surto aqui e outro ali! Tem noite que ele não quer tomar banho....tem noite que ele não quer sair do banho....tem noite que ele não quer orar....tem noite que ele não quer parar de ver a Peppa.....e por aí vai! Mas não adianta nada disso por aqui. O ritual é esse, o horário é esse. Já demos uma flexibilizada deixando ele assistir a Peppa por mais tempo, mas é raro.....o fato é que antes das 22h ele já está no maior sono. Disso, nunca passou (claro que ocorrem exceções, como uma festa ou uma viagem noturna).

A criança não pode achar que a hora de dormir fica por conta dela! Vocês é que precisam definir essa hora e ela precisa estar bem ciente de que essa decisão é de vocês e é para o bem dela.

Combinado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário