quinta-feira, 11 de junho de 2015

Crianças não podem mais ser crianças?

Depois que li esse absurdo que aconteceu nos EUA, não consegui parar de pensar nisso: a sociedade de hoje parece não querer mais que crianças sejam crianças.

Não pode chorar
Não pode falar alto
Não pode fazer birra
Não pode fazer bagunça enquanto come
Não pode usar fralda
Não pode mexer nas coisas
Não pode correr
Não pode reclamar de ficar parado no restaurante ou na igreja

Já pararam pra pensar nisso?

Comportamentos altamente normais são considerados proibidos hoje em dia. Pra tudo, os pais precisam ficar se justificando.

Tá chorando? Ah, é sono!
Tá gritando? Ah, é uma fase!
Tá mexendo nas coisas? Nossa! Tá difícil tirar essa mania dele!

Que mania?! De ser criança? De ter curiosidade em conhecer o mundo que está à sua volta?

E birra então? Claro que ela não deve ser vista como algo positivo e cabe aos pais cortar esse mal, mas ela existe! Criança não tem máscara, não sabe controlar suas emoções ainda! Nem que seja raro, ela vai acabar fazendo birra!

Para a sociedade atual, parece que a criança tem que nascer já pronta, como se fosse produzida em série (tipo naquele filme "Inteligência Artificial", sabem?). Com meses de vida, já tem que ser independente, já precisa saber se comportar socialmente, sentar, ser capaz de ficar horas e horas quietinho em um restaurante ou na igreja, comer perfeitamente (sem derrubar nadinha), controlar suas emoções!!

Pensem bem no tipo de cobrança que existe hoje pra eles:

- tem que saber mexer nos eletrônicos
- tem que falar inglês
- tem que ter aula de musicalização
- tem que saber nadar desde que nasce
- tem que se vestir como adulto (e gostar disso)
- festas infantis? Pra quê? Legal mesmo é comemorar o aniversário no salão de beleza com as amigas!
E por aí vai!!

Que coisa mais chata isso!!!

Criança é o ser humano na sua mais crua essência. Sem as máscaras que aprendemos a usar ano após ano, sem o controle emocional que ganhamos com o passar do tempo, sem a falsidade do adulto, sem a capacidade de esconder as emoções.......porque vamos assumir, né? Quem nunca quis - internamente - fazer uma birra ao ser contrariado?

Estamos vivendo em um mundo onde muito se exige respeito e pouco se respeita. Onde muito se fala em direitos, mas pouco se dá o direito.

Vamos deixar os pequenos serem pequenos!! A infância passa rápido demais e precisa ser aproveitada ao máximo! Disciplina sim! Educação sim! Aprendizado sim! Mas sem neuras, sem ilusões, sem absurdos. A nova geração agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário