quinta-feira, 18 de junho de 2015

Infecção de ouvido

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que o lindão teve sua primeira dor de ouvido essa semana e, claro, ela veio acompanhada de febre e muito incômodo. Tivemos que levá-lo ao Pediatra com urgência e ele deu várias explicações e recomendações que achei importante dividir com vocês aqui:

O que causa a dor de ouvido:
Depois de uma gripe ou alergia, a secreção do nariz acaba entrando no canal auditivo e provoca uma inflamação. Isso acontece porque as crianças não sabem assoar o nariz e ficam "fungando" toda hora, ou seja, aspirando a secreção.
Mamar na posição horizontal também pode provocar o problema. O tronco precisa estar levemente inclinado pra evitar que o leite caia no canal auditivo.

Como tratar?
Em primeiro lugar, é fundamental levar a criança ao Pediatra, pois só ele pode ver se realmente é uma infecção de ouvido. Após a confirmação do diagnóstico, ele vai receitar a medicação apropriada.
Além disso, manter o nariz bem limpo é muito importante. Pra isso, soro a toda hora e aspirador nasal pra tirar a secreção (eles DETESTAM isso...choram bastante, ficam agoniados, mas tem que fazer).
Também precisa proteger bem o ouvido na hora do banho com bolinhas de algodão. Água e ouvido inflamado não combinam. Se estiver calor ou a criança fizer natação, é preciso manter distância da piscina até sarar completamente.
Também precisa evitar vento frio, pois ele faz a dor piorar. Pra isso, gorro sempre que sair de casa ou algodão no ouvido.
Se a criança estiver muito incomodada, compressas mornas dão conforto. Vale embrulhar uma toalha na bolsa de água quente ou passar um paninho a ferro (muuuuuuuuuuito cuidado pra não queimar a criança. Teste em você primeiro).

Dificulta a alimentação?
Pode dificultar sim. Tanto o ato de mastigar quanto o de sugar. Por isso, é comum a criança não querer comer nem mamar. Além disso, a mesma secreção que inflamou o ouvido pode também inflamar a garganta, o que provoca bastante incômodo na hora de comer.

Quais são os sinais?
Além da falta de apetite, a criança fica bastante com a mão no ouvido, tem medo de que alguém toque a região, chora bastante ao deitar (a posição horizontal piora a dor) e fica bem irritada. Se a inflamação já estiver avançada, pode haver cheiro ruim ou pus saindo do ouvido.
A febre também é um sinal clássico e ela acontece porque o organismo está lutando contra a infecção (antitérmico, só se passar dos 38ºC, ok?).

Como prevenir?
Quando a criança entrar na piscina ou no mar, use uma gota de álcool absoluto em cada ouvido logo após o banho. Se desconfiar que entrou água no ouvido da criança durante o banho ou uma brincadeira (de mangueira, por exemplo), faça a mesma coisa. E nunca deixe a criança mamar totalmente na horizontal.

Mitos sobre a dor de ouvido:
- O vento frio não causa a dor de ouvido. O problema dele é quando o ouvido já está inflamado, pois faz a dor piorar.
- Dor de ouvido não é sinônimo de sujeira. Pelo contrário. A cera tem importante papel protetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário