segunda-feira, 1 de junho de 2015

Por que tantos nãos?

Dia desses, me peguei fazendo algo que sempre achei péssimo: dizendo não a toa para o lindão! Não estou dizendo que dar limites é errado...pelo contrário, sou mega a favor!! Mas já pararam pra pensar como a gente pode estar exagerando na dose?

Meu exemplo: na hora de dormir, sempre colocamos uma música de ninar pra ele ouvir enquanto mama. Isso, desde os 2 meses de idade. Dia desses, na hora do cochilo da tarde, coloquei ele no berço e ele me pediu: mamãe, música!

E qual foi a minha resposta? Não, lindão! Música, só a noite, pra mamar! Ele esboçou um choro, mas não chorou....mesmo assim, aquilo me cortou o coração e me fez mudar de ideia. Sentei ao lado do berço, peguei a mãozinha dele e coloquei uma música pra tocar. Ele ficou feliz da vida e pegou no sono rápido, antes mesmo do fim da faixa.

E eu fiquei lá pensando: por que é que a primeira resposta nossa é quase sempre o NÃO? Qual o problema de sair um pouco da rotina? De mudar os padrões? De ajustar as coisas?

Muitas vezes, dizemos NÃO apenas pra facilitar a nossa vida: pra manter a rotina, pra não sujar a casa ou a criança, pra não ter trabalho depois......mas será que o NÃO é mesmo sempre tão necessário?

Depois desse dia, percebi que ele é importante demais pra ser desperdiçado em momentos tão pequenos. Que mal tem em querer ouvir uma musiquinha gostosa antes do cochilo da tarde? Que mal tem em, por exemplo, querer comer com as mãos mesmo depois de aprender a comer com a colher? Que mal tem em ficar com sono mais cedo e ir para a cama 1h antes do normal? E por aí vai!!

Precisamos pensar melhor antes de darmos nossos preciosos NÃOS aos pequenos. Essa palavra é muito importante e precisa ser valorizada por eles como tal.....e tudo o que é desperdiçado, perde o valor.

Por isso, fica a dica (pra mim, inclusive): da próxima vez, deixem o NÃO para quando ele for realmente necessário e importante. Não vamos desperdiçá-lo! Vai precisar sair um pouco da rotina? Saia! Vai sujar a casa? Depois limpa! Vai sujar a criança? Banho resolve!

Vamos dizer NÃO para o que realmente precisa do NÃO. Para o que oferece risco, para o que é de extrema falta de educação, para o que ensinará a criança a ser uma pessoa melhor no futuro!

Frases como:

- só dessa vez
- está bem, vamos tentar
- vamos ver se funciona assim
- vamos experimentar

Podem fazer uma grande diferença na vida de vocês, tornando o relacionamento (e a maternidade e paternidade) bem mais leve! Dê um tempo ao NÃO e veja como isso valerá a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário