terça-feira, 9 de junho de 2015

Vitamina D

Já comentei aqui no blog sobre a importância de estar ao ar livre com os pequenos...deixar eles pisarem no chão, na grama e, principalmente, tomar sol, né?

E vocês sabem por que é tão importante tomar sol diariamente? Porque é ele que faz o organismo absorver a vitamina D. E isso não vale só para os pequenos não, viu? É uma dica pra família toda.

Hoje, vemos pessoas de todas as idades com carência dessa vitamina justamente porque sempre que saímos de casa, estamos com camadas e camadas de protetor solar (ele bloqueia o efeito do sol sobre a pele, mas também bloqueia os benefícios do sol). Claro que não podemos sair sem proteção, mas é preciso manter o banho de sol com a pele livre. Como fazer então?

10 minutinhos por dia! Isso mesmo! Apenas 10 minutinhos por dia já são suficientes para o organismo absorver todos os benefícios que o sol tem pra oferecer. E não precisa ser no corpo inteiro não. Pode ser só no pé, por exemplo. Coloque os pés no sol enquanto toma café da manhã, por exemplo e depois passe o protetor solar normalmente pra sair de casa.

Se não tiver esse tempo, saia de casa sem protetor nas mãos, dirija normalmente até o trabalho e depois passe o protetor.

Mas afinal, por que é tão importante absorver a vitamina D?

A sua importância está diretamente ligada à absorção do cálcio pelo nosso corpo. Ela ajuda o nosso organismo a "sugar" o cálcio dos alimentos e a manter a quantidade adequada para o bom funcionamento do nosso corpo. Sem ela, há risco de raquitismo, doenças nos ossos e má formação do feto (no caso das grávidas).

Então, bora lá pra fora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário