Adaptação Escolar

De volta para a escola

E hoje se encerra a primeira semana de aula do lindão no nível 3. Agora ele e toda a turminha são veteranos - rsrsrsrsrs....

Assim como aconteceu no maternal, estamos passando pela adaptação (fica apenas 1h, depois 1h30, depois 2h, até completar as 4h oficiais).

No início, achei um exagero, afinal, todos já estão acostumados com a escola, sabem como o esquema funciona, estiveram o ano passado todo ali....mas estava errada. Eles estranham sim.

Em primeiro lugar, estranham a tia nova (até aquele momento, a única referência de professora era a tia do maternal). Precisam criar vínculo com ela, confiança, amizade e amor (tudo de novo).

Em segundo lugar, estranham o afastamento da família, já que passamos os últimos 2 meses bem grudadinhos, né?

Mesmo sendo o segundo ano deles, as novidades acontecem sim...e assustam um pouco. Por conta disso, é bem comum ver os "veteranos" chorando no portão como fizeram ano passado. Pedindo pra ir pra casa, querendo colo dos pais, fazendo as mães sofrerem do jeitinho que sofreram lá no começo da vida escolar deles.

Lembro que quando ia deixar o lindão na escola ano passado, achava estranho as crianças maiores chorando no portão, algumas se recusando a sair do carro.....agora sei bem o que é isso.

Graças a Deus, o lindão está indo bem. Reclama um pouco quando digo que é hora de se arrumar e de colocar o uniforme, mas assim que está vestido, já fica animado.

Pra evitar grandes surpresas, nós estamos falando com ele sobre as mudanças desde o dia em que entrou de férias. Comentamos que a tia do maternal cuida dos bebês e, como ele não é mais bebê, outra tia ia cuidar dele e da turminha quando a escola abrisse de novo. Batemos nessa tecla diariamente, sempre que o assunto ESCOLA aparecia (quando ele falava de algum amiguinho, ou quando algum personagem dos desenhos estava na escola, etc). Pelo visto, deu certo. Ele chegou em casa logo no primeiro dia de aula todo cheio de si, comemorando o fato de agora estar com a "tia das crianças grandes", como ele diz.....rsrsrsrs....

Então, dica a dica, famílias: vai ter criança voltando às aulas por aí? Passem o fim de semana falando sobre as mudanças que virão, mostrem o quanto essas mudanças serão bacanas, o quanto elas indicam que eles estão crescendo.....ajuda bem!


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Adaptação escolar - o último dia de aula

Ainda não consigo acreditar que hoje é o último dia de aula do lindão no maternal.

Ainda sinto como se tivesse sido ontem que fiz o primeiro post sobre a adaptação escolar, cheia de dúvidas, medos, incertezas.

O aperto no coração resolveu aparecer de novo, mas agora, o motivo é outro. Aliás, continua sendo a escola, mas de uma maneira totalmente nova.

O aperto agora é de saudades. O aperto agora é de ter que se despedir das "tias", que não só encantaram aos pequenos, mas também encantaram a todos os pais. O aperto agora é de saber que, em 2016, lá vêm novamente as dúvidas e inseguranças, pois o novo estará ali (de novo).

Mas ao mesmo tempo, esse aperto muda e se transforma em expectativa, ansiedade pelo novo, orgulho de ver que aquele bebê que entrou na escolinha pela primeira vez em janeiro, não existe mais. Esse que vai para seu último dia de aula hoje já é uma criança. Impressionante como ele se desenvolveu com a vida escolar. A fala, os gestos, a independência, a coordenação, a personalidade, as preferências. É encantador ver esse crescimento dele!

Amei ver ele formando suas primeiras amizades, desenvolvendo desde já uma afinidade linda com os amigos. Amei ver essa amizade deles explodir e chegar até nós, pais, que nos transformamos em amigos também. Uma amizade que vem crescendo e se fortalecendo dia a dia.

Ano que vem, os amiguinhos serão praticamente os mesmos. As "tias" serão novas, a salinha, as brincadeiras, o aprendizado...tudo novo. Só uma coisa não vai mudar: a delícia que é ver nosso pequeno virando "gente". Aprendendo, crescendo e se desenvolvendo. Aquele pacotinho que chegou ao mundo todo sujinho e chorando, agora é uma pessoinha cheia de personalidade, ideias, criatividade. Uma pessoinha muito, mas muuuito interessante!

Mesmo com esse aperto no coração, já estou ansiosa pela nova fase. Pelas novas descobertas.

E como disse a "tia" do lindão em nossa última reunião de pais do maternal: ansiosa pelos próximos vôos dele e dos seus amiguinhos. Porque a fase escolar nos mostra que, definitivamente, ter os filhos bem perto de nós é uma delícia, mas vê-los voando também é maravilhoso!


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Como escolhemos a escola do lindão

Ando recebendo essa pergunta de muitas leitoras, afinal, junto com a época de matrículas nas escolas, chegam dúvidas e mais dúvidas, né? Fiz um resumão com as principais questões que você mandam e vou postar tudo aqui:

Em quantas escolas vocês foram?
Visitamos 7 escolas.

O que levaram em consideração para escolher essas escolas?
Elas eram as mais próximas de casa.

Das escolas que vocês reprovaram, qual foi a pior e por quê?
Foi a penúltima escola que visitamos. Não nos sentimos bem ali desde o primeiro momento. Foi a única que exigiu agendamento de visita (nas demais, era só aparecer) e, durante a entrevista, a Diretora nos pareceu muito "cheia de razão", sem respeito à individualidade de cada criança. Na escola, era preciso seguir um padrão pré-determinado de comportamento, sem chance de mudança ou flexibilidade. Exemplo: o lindão já não mama a tarde desde que fez 1 aninho. Lá, ofereciam a mamadeira antes da hora do cochilo (como em todas as escolas). Comentei que ele não mamava mais e ela simplesmente me respondeu: "Ah! Mas ele vai ter que mamar, porque todos estarão mamando"......achei um absurdo! E não ficamos nada surpresos ao ver que, em junho deste ano, a escola encerrou suas atividades.

O preço era um fato importante?
Com certeza! Mas sabíamos que esse não era o único. Era preciso avaliar o custo X benefício e não pensar só no valor da mensalidade.

Quais foram os fatores que fizeram vocês desistirem de algumas escolas?
- valor (em uma delas, a mensalidade do maternal chegava a R$1.300,00 - não dava pra pagar o equivalente à faculdade, né?)
- falta de higiene no local
- pouco ou nenhum espaço verde e área externa (criança precisa de sol, ar, espaço livre)
- estilo creche (não queríamos apenas um lugar onde o lindão passasse a tarde, queríamos que ele começasse a aprender também)

O que fez vocês escolherem a escola em que ele está agora?
Essa escola foi indicada por um casal de amigos e, quando eles falaram dela, algo que chamou muito a nossa atenção foi o fato de as crianças passarem bastante tempo ao ar livre, em contato com o verde e com bastante espaço pra brincar.

Assim que chegamos lá para a visita, nos encantamos com o ambiente, nos sentimos extremamente confortáveis ali, como se estivéssemos em casa mesmo.

Também gostamos muito do método de ensino deles e do fato de a escola não estar ali só como um ambiente para a criança brincar fora de casa, mas que, desde o maternal, eles já começariam a aprender alguma coisa enquanto brincavam.

Além disso, amamos saber que eles ensinam educação cristã ali, passando valores como amor, cuidado, respeito, ética.....desde cedo!

Tudo nos pareceu extremamente organizado e amamos a preocupação deles em saber o nome de cada aluno. Nada de número.....nome mesmo! Cada um é respeitado individualmente, suas características, seu ritmo de desenvolvimento.

E, por sorte, o preço também ajudou bastante na escolha. Das escolas que visitamos, era a que tinha o melhor custo x benefício.

Se arrependeram?
Pelo contrário! Estamos gostando cada vez mais da escola e pretendemos que ele passe muitos e muitos anos ali.

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E em resumo, gente!! Os pais precisam gostar do lugar. Valores são importantes, métodos de ensino são importantes, localização é importante, mas se vocês não se sentirem bem no lugar, se não rolar aquele "click", é porque não é o lugar certo para os seus pequenos. Quanto mais a vontade os pais se sentirem, melhor a escola será para a criança. E outra dica: a escola precisa ser o mais próxima possível da realidade da família, por exemplo: se a família é evangélica, colocar a criança para estudar em uma escola católica - por melhor que seja a escola - vai dar um nó na cabecinha dela.


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Escolinha: meu conselho é....

Desde que postei sobre como foi a adaptação escolar do lindão, recebo muitos emails de mamães que estão em dúvida sobre colocar ou não os pequenos na escolinha. Me perguntam muitas coisas e, por isso, achei bacana juntar tudo em um único post pra facilitar a vida de vocês:

Com que idade seu filho foi para a escolinha e por quê?
Ele estava pra fazer 2 anos. Escolhemos essa idade porque ele já estava andando com firmeza e correndo. Já falava razoavelmente bem (o suficiente para entendermos) e conseguia relatar o que havia acontecido com ele naquele dia.

Por que esses termos foram importantes pra vocês definirem a idade?
Antes que ele estivesse andando e correndo, achávamos perigoso colocá-lo junto a outras crianças. Quanto à fala, esse era o termo principal, pois queríamos que ele fosse capaz de nos contar se algo acontecesse com ele na escola. Algo fora do normal, ou algo que o incomodasse.

Quais os motivos que levaram vocês a colocar o baby na escola?
Socialização!! Esse foi quase que o único motivo!! Como ele ficava só com a gente, passamos a perceber que ele tinha dificuldades em se relacionar com outras crianças. Não sabia ao certo o que fazer e como agir perto delas. A partir daí, vimos o quanto era importante pra ele poder conviver com outras crianças todos os dias.
Em segundo lugar, achamos fundamental ele ter com quem dividir as coisas. Como não tem irmão, tudo é dele na casa. Por mais que mostremos a importância de dividir quando ele está com a prima ou amigos, em casa é tudo dele. Ele não precisa se preocupar em dividir um brinquedo ou a nossa atenção. Na escola, ele precisaria aprender a viver em comunidade. Passaria a entender que o mundo não gira ao seu redor, que existem outras crianças e que elas têm as mesmas necessidades dele.

Se sentiu culpada em algum momento?
Muitas vezes!! Eu optei por ficar em casa pra cuidar dele, então, me sentia mal por estar deixando o período da tarde por conta da escola. Na primeira semana de aula, fiquei realmente mal. Me sentindo uma péssima mãe.

Teve aquele sensação de que ia enlouquecer se ficasse mais tempo com ele em casa?
Não. E isso foi uma das coisas que fizeram eu me sentir mal. Nunca me incomodei com ele em casa. Mesmo me dando trabalho, fazendo manha, correndo sem parar, exigindo tudo de mim. Amava esse momento só nosso e não sentia - em mim - nenhuma necessidade de ter o lindão fora de casa por algumas horas.

Agora que ele já está adaptado. O que pode dizer sobre a escolinha?
Posso dizer que foi uma das nossas melhores decisões. Ele volta tão feliz de lá que não consegue parar de falar! Quer contar tudo pra gente! Fala os nomes dos amiguinhos todo orgulhoso e já tem aqueles que são mais chegados. A linguagem dele se desenvolveu ainda mais rápido e sua coordenação motora melhorou 100%. Está mais confiante, mais sociável e entendendo bem a necessidade de dividir as coisas com os outros. Amo quando estamos, por exemplo, no parquinho do prédio e, quando chega alguma criança, ele já vai oferecendo o brinquedo que está com ele pra que eles brinquem juntos.
Ele também está menos dependente. Antes, era grudado demais em mim. Não de uma maneira positiva....quase uma dependência mesmo. Não via isso como algo bom pra ele. Agora, o grude continua, mas em doses mais equilibradas.

O que mudou para a melhor na sua vida?
Essas horas que fico em casa sem ele são só minhas. Fiquei quase 2 anos sem isso e nem percebi como sentia falta. Agora, aproveito esse tempo pra malhar, pra trabalhar, pra descansar caso precise, pra correr atrás de alguma coisa importante na rua, etc.
Uma das primeiras coisas que fiz quando ele passou a frequentar a escola já no tempo certo (durante 4 horas) foi tomar um banho bem demorado, ficar de roupão pela casa e curtir minhas músicas preferidas.

O que você diria para as mães que estão em dúvida se colocam ou não os pequenos na escola?
Eu diria: SE JOGUEM, MAMÃES!! O começo é difícil sim, mas realmente, é algo que faz muito bem pra eles. Ser criança é bom demais e é uma fase que passa voando. Viver cercado só de adultos deve ser muito chato. Eles precisam de novas experiências, novas sensações, novas frustrações. Precisam conhecer a sensação deliciosa que é a de fazer amigos. Vale muito a pena!!!

Indicaria escolinha mais cedo?
Pelo menos no meu caso, não!! A não ser que a mãe precise adiantar esse tempo por causa do trabalho ou de outras questões pessoais, acho que esperar o bebê estar andando bem e se expressando é fundamental.

O que te diziam e você realmente vivencia isso hoje?
Além da melhoria no desenvolvimento dele, o momento em que vamos buscar o lindão na escola é fofo demais!! Bem como me diziam mesmo!! A alegria dele em nos ver ali é indescritível!! A empolgação dele em poder contar as novidades faz tudo valer a pena!

Escolheram o período da tarde por algum motivo específico?
Ele costuma acordar tarde, depois das 9h, portanto, achamos melhor manter o ritmo dele. Estar na escolinha já era uma mudança e tanto. Passar a - de repente - acordar às 6h da manhã, seria muita sacanagem com ele....rsrs


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Adaptação escolar

Depois de ter passado por essa fase tão difícil (tanto para a criança quanto para os pais), posso dizer que nos saímos bem. Sem traumas, sem grandes choques. E algo que me ajudou muito foram essas dicas dadas pela própria escolinha do meu pequeno no dia da matrícula. Espero que elas também ajudem quem está passando e quem ainda vai passar por esse momento tão marcante:

** Mas antes de qualquer dica, é fundamental ter essa em mente: tenha confiança total na escola escolhida. Para isso, visite o local sem marcar hora, vá até a futura sala do seu filho, conheça as futuras professoras dele, tire todas as dúvidas que tiver, conheça a Diretora, a Proprietária, a cantina, a proposta pedagógica, etc.

- Antes do começo das aulas, é importante levar a criança na escola, pra que ela conheça o ambiente, a professora, veja como pode ser divertido ter tantos amiguinhos por perto.

- Conversar faz toda a diferença: sempre digam para a criança que ela vai para a escolinha em breve. Que lá, ela terá amiguinhos, poderá brincar no parquinho, na areia, etc.

- Quando forem deixar a criança na escola, digam que ela vai ficar ali, mas que logo vocês voltam para pegá-la.....e façam desse momento uma super festa! Com muitos beijos e abraços!

- De preferência, não acompanhe a criança até a sala de aula (a não ser que seja uma norma da escola). Isso, pra que ela possa separar bem as coisas e se familiarizar com as pessoas que farão parte da vida dela a partir daquele momento. Não é bacana a criança mentalizar que a escolinha também é lugar para ver o papai e a mamãe.

- Nunca saiam da escola escondidos. É importante se despedir da criança, dar um beijo gostoso, um abraço forte e explicar que daqui a pouco vocês estarão de volta pra buscá-la.

- Se a criança chorar muito e a escola ligar pra vocês, nunca corram direto pra casa. Fiquem por perto um tempo, conversando e explicando a situação. Vejam se a criança aceita entrar novamente na escolinha. Se não, aí sim, leve-a para casa.

- Se estiver muito difícil, peça para outra pessoa de confiança levar a criança até a escolinha (avós, tios, irmão mais velho)

- Faça de tudo para que a criança não falte nessa fase inicial. Quanto mais ela estiver no ambiente escolar, mais rápido irá se adaptar.

- É fundamental ter consciência de que o choro é normal. Com isso em mente, fica mais fácil se despedir dos pequenos no portão da escola. Se os pais chegarem ao portão e, por causa do choro, logo pegarem a criança no colo e levarem pra casa, no dia seguinte será muito mais difícil, pois é capaz dela multiplicar seu choro por mil só pra conseguir ir embora de novo.

- Esforcem-se ao máximo para que a criança comece a usar o uniforme logo nos primeiros dias. Isso facilita muito a identificação com os coleguinhas e professores.

- **E a mais importante de todas: estejam certos de que realmente acham que chegou a hora da criança ir para a escolinha. Se os pais tiverem dúvidas, ela irá perceber e a adaptação se tornará quase impossível. Com os pais seguros, a criança também se sente segura.


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Adaptação Escolar - 3a semana

Segunda: foi melhor do que eu imaginava, já que tivemos o fim de semana no meio do caminho. Pela primeira vez, entrou caminhando e de mão dada com a professora sem chorar nadinha!! Coisa maaaais linda!! Mas no decorrer do dia, chorou algumas vezes, segundo ela....nada fora do normal.

Terça: foi excelente!! Entrou caminhando de novo e até esqueceu de me dar tchau. Foi o primeiro dia em que rolou a hora do soninho, já que ficaram 3 horas seguidas na escolinha ontem. E ele dormiu super bem. Segundo a professora, chegou na salinha do sono, arrumou um lugar confortável, colocou a chupeta e deitou - meu lindo independente!!!

Quarta: foi o primeiro dia com as 4h de atividades previstas (oficialmente, acabou a fase de adaptação) e, graças a Deus, tudo correu às mil maravilhas. Entrou sozinho de novo, deu a mão para a professora e nem me deu tchau....rsrsrs....chegou em casa contando que brincou na areia, dormiu, cantou e comeu lanchinho. O momento mais fofo do dia foi descobrir que agora ele sabe fazer a oração pelo alimento ("Papai do céu, obrigado pelo lanchinho, amém"). E a mãe baaaaaaba!!!!!

Quinta: chorou pra entrar, mas só porque queria a chupeta. Chegou em casa todo animado, contando que assistiu a Popó, dançou, brincou no parquinho e comeu pão no lanchinho com suco "amamelo".

Sexta: foi tudo na mais santa paz. A professora disse que ele parou de chorar (mesmo quando ouve outros amiguinhos chorando). Alívio da mamãe aqui!



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Adaptação escolar - 2a semana

Como prometi semana passada, aqui vai um resumo de fomo foi a adaptação por aqui:

. segunda: como a rotina foi interrompida pelo fim de semana, ele voltou a chorar na entrada. Mas logo passou. Foi só ver os amiguinhos pra acalmar.

. terça: pela primeira vez se jogou no colo da professora com os bracinhos esticados e bem abertos. Momento fofo! Mas acabou chorando quando viu que eu não ia entrar junto com ele. Fiquei ali acompanhado e pude ver que, assim que a professora passou pelo portão, ele parou de chorar. Quando fui buscá-lo, pela primeira vez ele não chorou ao me ver
A professora explicou que, como entrou uma aluninha nova na sala, o choro dela acabou influenciando o dos demais, então já viram, né? Rsrs.....

. quarta: a professora comentou que ele chorou um pouco mais do que costuma. Brincava e, do nada, me chamava e chorava. Em compensação, gostou tanto do parquinho que desmaiou de sono assim que entrou no carro. Depois do cochilo, acordou contando que brincou no balanço e no escorregador com os amigos e a tia.

. quinta: a professora disse que ele foi a única criança da sala que chorou :( Brincava um monte, mas de repente chorava me chamando. Por sorte, durou pouco e, quando fui buscá-lo, estava todo feliz e sorridente!! Ufa!!!

. sexta: foi o melhor dia....não chorou nadinha! Está começando a curtir!



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Sexta-feira foi melhor do que nunca. No começo, achei que ia dar BO, já que, na entrada, o lindão me agarrou e chorou muuuuuito pra entrar. Mas foi só avistar os amiguinhos que parou de chorar! Ficou 1h30 na escolinha e, segundo a professora, ficou tranquilo o tempo inteiro.

Sexta, foi o Dia do Brinquedo (cada criança levou um brinquedo de casa), dia em que eles começam a aprender a importância de dividir. Acho que estar ali, com um dos seus carrinhos preferidos, ajudou bastante nessa tranquilidade. Quando fui buscá-lo, ele chorou bastante (como comentei no último post), mas logo se acalmou e começou a contar que foi ao parquinho e que havia brincado com o carrinho de um amigo....achei bem bacana!!!

E hoje tem mais!! Sexta eu conto o resumo da semana pra vocês, tá?


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E ontem o lindão teve seu segundo dia de escola (1h30 de convivência dessa vez). Foi um pouco mais fácil. Segundo a professora, chorou bem menos que ontem (não teve recaídas no meio do período). Brincou bastante e comeu bem o lanchinho.

Na hora da entrada, me agarrou e reclamou muito, mas logo que começou a subir a rampa com a tia e viu os amiguinhos no parquinho, parou o choro.

Um comportamento que está sendo bem comum com ele e as demais crianças da sala é chorar quando enxergam os pais que chegaram pra buscá-los. Pois é: estão sorridentes e felizes no colo da professora, mas basta nos verem pra abrirem aquele bocão!!!

Todas as manhãs, enquanto troco a roupinha dele, falo bastante da escolinha, pergunto novamente o que ele fez ontem, comento o que ele pode fazer hoje.....e sempre que acontece alguma coisa referente à escola (como ver a Peppa na escolinha ou com os amiguinhos), comento: nossa!! que legal! igual a você, né?

Ele vai bem animado pra lá. Fica feliz quando coloca o uniforme e acha a mochila o máximo......e assim vamos caminhando! E hoje tem mais!


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E ontem foi o primeiro dia de escolinha do lindão...acabou sendo melhor do que eu esperava, graças a Deus!

Na hora de entrar, a professora perguntou se ele queria ir ao parquinho. Nisso, ele se jogou no colo dela...rsrsrs.....mas quando percebeu que eu não iria junto, começou a chorar, tadinho! Entrou no colégio aos prantos.

Porém, assim que entrou na sala e viu as crianças, parou de chorar e se entrosou.

1h depois, fui buscá-lo (hoje será 1h30). Ao me ver, recomeçou o choro, mas passou logo. Deu tchau para a professora, mandou beijo e tudo. Ela olhou bem nos olhos dele, se despediu e disse: "amanhã a gente se vê de novo, tá bom"? E ele: "Tá bom".

Entramos no carro e ele já foi contando que dançou Galinha Pintadinha (nenê ço popó), que tinha um monte de nenês na salinha e que a tia Ale foi legal (titia Ade gegal).

Em resumo, bons resultados.

A mãe aqui ficou meio down o dia todo. Mesmo feliz com o sucesso do primeiro dia, sentia um vazio dentro do coração. Bem como minha cunhada (e grande amiga) me explicou: cada conquista deles parece um passinho pra mais longe de nós. E é assim mesmo: senti que meu baby tá crescendo, ficando mais independente a cada dia, que não é mais aquele bebezinho de colo, sem reação ou sem atitude....agora ele é um menino lindo, com personalidade e, acima de tudo, com a vida toda pela frente. Muitas novas fases virão, muitas descobertas, muitas aventuras....e quero estar ao lado dele em todas elas. Dando força, incentivando e, principalmente, curtindo. Curtindo muito!!!

Hoje já me sinto melhor - o primeiro dia é realmente o mais difícil -, pronta para o segundo dia de escolinha dele....amanhã eu conto como foi.


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Como comentei ontem, tivemos nossa primeira reunião de pais com a professora do lindão. Foi muito boa. Ela explicou tudo direitinho, como é a adaptação, quais as atividades diárias, os procedimentos da escola e as normas.

O que achei mais bacana foi o fato de que a adaptação será gradual. Hoje, ele ficará na escolinha apenas por uma hora. Amanhá também. Na sexta, será 1h30.....assim, fica mais fácil para a criança perceber que os pais a deixam na escolinha, mas logo voltam pra buscá-la. Progressivamente, o tempo vai aumentando até que será de 4 horas (o padrão). Vamos ver como será hoje...amanhã conto tudo pra vocês.


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Recebo muitos emails e mensagens me pedindo pra falar sobre esse tema, mas como não o havia vivido até então, achei melhor esperar....

E chegou a hora!!! Depois de 1 ano e 10 meses de muito grude, chegou a hora do meu lindão ir para a escolinha. Agora eu entendo porque todo mundo diz que essa fase é pior para a mãe do que para a criança. Tô me sentindo praticamente nasíndrome do ninho vazio (apenas a primeira de muitas, tenho certeza).

Foi tanto tempo colada nele, juntinhos o dia todo, muitas brincadeiras, carinho, chamego.....e claro: cansaço, stress e angústias. Mas foi bom demais esse tempo com ele e só pra ele. Me dediquei de corpo e alma. Curti pra valer o meu grudinho. Acho que é justamente por isso que estou estranhando tanto essa fase (por antecipação, né? Já que ele só começa amanhã).

Hoje, teremos a primeira reunião de pais e professores. Será pra conhecermos as regras mais claramente, pra tirar dúvidas e entender melhor essa nova fase.

E amanhã a tarde, meu fofinho vai para o seu primeiro momento de independência. E a mamãe vai começar o treinamento (afinal, depois vem a noite na casa dos amigos, as saidinhas, a faculdade, o trabalho, as viagens...ai ai ai!!).

Bem que nos falam que criamos os filhos para o mundo, né? Afinal, é isso mesmo. A vontade é sempre tê-los aqui pertinho, debaixo das asas literalmente. Mas é impossível (e seria uma baita sacanagem com eles também, concordam?). Todos precisam viver, se aventurar, ter medos, ansiedade perante as novidades.

O que me acalma é que sei o quanto isso será bom pra ele. Conviver com outras crianças (ele fica muito sozinho só no meio de adultos. Vê a prima no máximo 2x na semana), aprender a dividir, conhecer novos alimentos, novas texturas, novas brincadeiras. Ter um espaço totalmente novo pra desbravar, brincar muito, se sujar (que é o que ele mais ama nessa vida....rs). Enfim, ser criança. Nós fazemos o máximo pra que isso aconteça aqui em casa, mas claro que não temos conhecimento ou energia pra chegar ao nível que ele realmente precisa.

Li recentemente que a escola torna o relacionamento entre a criança e os pais ainda mais forte. Que o momento em que vamos lá buscar os pequenos é quase mágico, já que os dois lados estão cheios de saudades e novidades para contar.

Não vejo a hora de ouvir meu lindão contando como foi a tarde dele, com quem ele brincou, o que fez na escolinha, qual foi a atividade do dia.....

E aproveitando o post, aqui vão algumas dicas pra tornar essa transição um pouco mais leve:

- é fundamental escolher bem a escola. Antes de mais nada, os pais precisam se sentir seguros quanto a ela. Certos de que estarão deixando o filho em boas mãos. Nós pesquisamos muuuuito! Visitamos todas as escolas pessoalmente, sem marcar hora.
- a criança pode ir sendo preparada aos poucos. Por aqui, falamos bastante da escolinha enquanto vemos a Peppa e ele sempre comenta o fato da priminha já ir para a escola. Falo que ele terá novos amiguinhos, uma nova tia, espaço de sobra pra brincar, brinquedos novos, etc.
- fiz um trabalho comigo mesma me recusando a pensar que estou largando meu baby ali. Esse termo é absurdo e vejo muitas mães dizendo que sentem isso. Jamais!!! Largar o filho é uma realidade totalmente diferente. Em momento algum estou me sentindo como se estivesse me livrando dele. Pelo contrário. Já estou até com saudades antecipadas das nossas tardes coladinhos. O que precisa ficar é o sentimento de apoio e ajuda. Estamos apresentando a vida aos nossos pequenos. Ajudando-os a se tornarem pessoas, a crescerem, a se desenvolverem.
- o tempo juntos será ainda mais bem aproveitado. É preciso ter isso como meta. Nada de distrações como computador ou celular. A atenção deve ser só da criança....mais nada!

Espero ter ajudado vocês que estão passando pela mesma fase, famílias. Essa semana, vou ficar focada nisso e contarei minha experiência aqui no blog dia a dia. Então....até amanhã.


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