Sono

Sobre a Lulla Doll, que promete fazer o bebê dormir a noite toda

Até me assustei com a quantidade de emails pedindo pra eu falar sobre a Lulla Doll aqui no blog. Muitos pais e mães querendo saber o que eu acho, se realmente compensa, o que ela tem de tão mágico, etc....vou responder em forma de tópicos pra facilitar a leitura, ok?

O que eu acho da boneca?
Bonitinha, mas extremamente desnecessária e cara!

Por que desnecessária?
Em primeiro lugar, porque não é só o som simulando o corpo da mãe que faz o bebê dormir bem (o som apenas acalma). O que faz um bebê dormir bem é um mix de atitudes e técnicas, aplicadas, de preferência (mas não necessariamente) desde a primeira noite em casa. Todas exigem paciência e perseverança dos pais, mas ensinam - de verdade - o bebê (e a criança, para pais que descobrem aConsultoria de Sono mais pra frente) a dormir com qualidade. Muitos pais tentam fugir dessa "mão de obra" apelando para aparatos, mas nada funciona a longo prazo...são paliativos.

Em segundo lugar, não consigo entender como alguém pode querer gastar tanto dinheiro com algo que é oferecido gratuitamente, tanto em Apps quanto no YouTube. É só fazer uma pesquisa rápida na internet sobre: som do útero, ou som que acalma o bebê pra se deparar com milhões de opções.

Mas então, sendo tão desnecessária, como pode haver fila de espera?
Pelo simples fato de a indústria saber (muito) bem, quão desesperados os pais estão por uma noite de sono decente. A indústria sabe que TUDO o que for oferecido prometendo noites tranquilas, irá vender. E a indústria não está preocupada se o aparato irá resolver apenas momentaneamente e depois, o problema do sono voltará (e, muitas vezes, volta pior do que era).

Não se deixem enganar. Problemas de sono são resolvidos com calma, paciência, perseverança e técnicas. Não existe mágica, não existe milagre, não existe tecnologia que substitua o empenho de toda a família em realmente ensinar a criança a dormir. Para saber mais sobre o serviço de Consultoria do Drops, entre em contato, via WhatsApp, pelo número (43) 9845-6122


*******

Por que a famosa naninha é tão importante?

É tão fofo ver os pequenos aconchegados com um paninho, um bichinho de estimação, uma naninha, um travesseirinho ou outro objeto, né? Mas não é só fofo, sabiam? É necessário e importante também.

Ele ajuda a criança a se acalmar sozinha, a perceber que está tudo bem, mesmo quando ela não está no colo da mãe.

- No começo, ajuda o bebê a se sentir aconchegado na ausência da mãe (quando a mãe começa a trabalhar, ou quando dorme em outro quarto, ou na hora de andar de carro no bebê conforto)
- Faz parte também do processo para acostumar o bebê a dormir sozinho no berço
- Consola e conforta a criança quando ela passa por algum stress

Mas como fazer a criança se acostumar com a naninha?

Bom, se vocês usarem a tática para ensinar o bebê a dormir sozinho, ele irá se acostumar com o paninho bem rápido, mas existem outras formas:

- deixe a naninha sempre perto do bebê quando ele estiver no berço, no carrinho, no bebê conforto do carro, etc.
- se achar que a criança não está se apegando à naninha, mude o objeto até perceber que ela demonstra interesse.
- não acostume o bebê a apenas uma naninha. Variando, você permite que, quando precisar lavar a naninha (ou até mesmo em caso de perda), ele não estranhará a ausência do objeto. Como comentei no post que linkei aí em cima, acostumei o lindão com a fralda de boca e ia trocando sempre.
- Não estranhe se a criança não se interessar logo pela naninha. Normalmente, isso ocorre depois dos 3 meses de vida.
- NUNCA considere a naninha como algo que substitui colo e aconchego. Ela é importante, mas não substitui o carinho dos pais.

Lindão aconchegado com sua naninha.

*******

Dicas para esticar a soneca da tarde

Esse é um drama bem comum, né? O bebê cochila só poucos minutos e acaba passando o dia irritado e manhoso. Claro que cada caso é um caso (por isso que existe a consultoria), mas vou resumir aqui o que deu mais certo com meus clientes (as dicas valem também para os bebês que se recusam a cochilar):

Lembrando que as sonecas não são importantes só para a mãe ter um tempinho pra descansar. Elas são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do bebê, pois durante o sono, o hormônio do crescimento é liberado.

Escurinho: como comentei nesse post, deixar o bebê dormir no escurinho pode fazer toda a diferença. Durante a gravidez, sempre lemos e ouvimos sobre a importância de diferenciar bem o dia da noite, mas isso não significa que o bebê precise dormir na claridade total durante o dia. Você gosta de um escurinho aconchegante pra cochilar, não gosta? Pois é...seu baby também gosta. Basta uma persiana/cortina ou janela com venezianas pra garantir um ambiente gostoso e confortável para o bebê dormir.

Ritual: assim como é preciso criar um ritual para a hora de dormir a noite, é preciso também criar um ritual para a hora do soninho. Um momento pra desacelerar, pra mostrar ao bebê que é hora de parar e descansar. De 15 a 20 minutos costuma ser o suficiente. Vale o que for melhor pra vocês: ler uma historinha, dar um banho morninho, dançar uma música bem tranquila com o bebê no colo, fazer uma massagem, trocar a roupinha dele, ..... Faça tudo já na penumbra, pra que o baby comece a perceber que o ambiente mudou.

Som estático: ter um som estático no quarto melhora muito a qualidade do sono (de bebês e de de adultos também) e, durante o dia, é até mais importante, pois além de acalmar o bebê, abafa os sons externos (alarmes, cachorros latindo, obras na redondeza, vizinhos arrastando móveis, sons altos, etc). Vale um ventilador (nunca direcionado para o bebê), ar condicionado, rádio ou babá eletrônica fora de sintonia e o famoso vídeo do YouTube em volume médio (Esse som, acalmava o lindão até em ambientes agitados, como aeroporto e shopping. Eu tenho no meu celular até hoje.).

Com hora marcada: seu bebê dorme sempre o mesmo tempo? Exemplo: 20 minutinhos? Se ele tem esse ritmo, tem algo que pode te ajudar muito a esticar a soneca. Quando faltar 5 minutos pra ele acordar, vá até o quarto e fique ao lado do berço. Perceba os movimentos do seu bebê, a respiração. Quando ele começar a se mexer suavemente ou a respirar mais rápido, dê leves tapinhas no bumbum e faça o som "shhhhhhhh" com a boca, bem baixinho. Isso pode ajudar o bebê a pegar no sono novamente.

Cama Compartilhada: se vocês são a favor, pode ser que o bebê só consiga dormir bem ao lado de pelo menos um dos pais. Como ele tem essa proximidade a noite, vai querer a mesma proximidade nas sonecas do dia. Se esse é o caso na sua casa, vale a pena fazer a tentativa: quando chegar a hora da soneca, deite junto com o seu bebê até ele chegar ao sono pesado. Se precisar sair dali, deixe uma peça de roupa sua bem perto, junto com um bichinho de pelúcia ou almofada.

Às vezes, nada ajuda: sim, alguns bebês vão sempre fazer sonecas mais curtas, independente do que você fizer. Isso é do metabolismo deles. Se você tentou de tudo (lembrando que é importante tentar cada estratégia por pelo menos 7 dias pra considerar que não deu certo) e não teve sucesso, acalme-se e aceite essas sonecas curtas. Com o tempo, as coisas vão se acertando e eles vão estendendo a hora do soninho. É importante continuar tentando e deixar o ambiente o mais confortável possível pra que o baby vá se adaptando e entendendo que não precisa de pressa pra acordar.

Nunca! Nunca meeeeesmo, pule a soneca achando que o bebê vai dormir mais tempo na próxima. Isso só piora a situação e causa o temido efeito vulcão e, mais pra frente, após 1 aninho, as péssimas birras.


*******

E quando o bebê não dorme a tarde?

Muitas mamães entram em contato comigo relatando um problema bem comum: a criança pula a soneca da tarde e, quando chega perto das 18h, quer cochilar, mas daí já está quase na hora de dormir...como fazer?

- deixa cochilar?
- aumenta os estímulos para a criança ficar mais agitada e esquecer do sono por um tempo?
- prepara todo o ritual do soninho antes e coloca a criança pra dormir horas mais cedo que o normal?

Em primeiro lugar, temos que lembrar que cada criança é uma criança, portanto, o que dá certo com uma pode ser desastroso com a outra. É justamente o que sempre digo para as minhas clientes do Personal Mommy. Por isso que estudamos a fundo o comportamento da criança e da família antes de aplicarmos alguma técnica.

Como aqui no blog o público é variado, vou colocar o que funciona aqui em casa e o que mais funcionou até hoje com as minhas clientes, ok? Uma média mesmo!

Aqui em casa, isso acontece bem raramente, pois o lindão curte bastante o soninho da tarde, mas quando acontece, temos duas formas de resolver:

1) Deixamos ele cochilar, desde que esteja acordado até no máximo às 18h30 (o ritual do soninho dele começa sempre entre 21h e 21h30). Nem que seja só meia horinha, deixamos ele dormir.

2) Se ele pede pra dar o cochilo depois das 18h30, não dá mais pra deixar, pois daí é certeza de que vai atrapalhar todo o soninho noturno dele. Nesse caso, damos mais estímulos pra ele se animar e esquecer um pouco do sono. Exemplos: depois do jantar, levamos ao parquinho aqui do prédio, damos uma volta com ele a pé pelo bairro, vamos até a pracinha. Daí, voltamos pra casa e começamos a desacelerar com brincadeiras mais calmas e desenhos. Quando acontece dele pular a soneca da tarde, adiantamos todo o processo do sono em uma hora, ou seja, ele começa a rotina entre 20h e 20h30.

E é o que vem funcionando por aqui. Dessa forma, ele continua dormindo bem a noite e não fica irritado no tempo em que estamos "disfarçando" o sono dele.

Com as minhas clientes, o sistema que vem funcionando mais é esse também, mas em algumas famílias, adiantar todo o ritual do soninho logo quando a criança pede o cochilo também dá certo. Claro que os pais precisam ter em mente que, dormindo mais cedo, a criança irá acordar mais cedo também e vocês precisam estar descansados para o dia rolar normalmente. Por isso, se essa for a escolha de vocês, indico irem para a cama bem mais cedo também pra dormirem o número de horas que costumam dormir sempre.

Quando a criança pedir pra dormir ou começar a apresentar os primeiros sinais de sono e irritabilidade, comecem o ritual da hora de dormir normalmente e vejam como será.


*******

O melhor lençol para o berço ou a mini cama

Descoberta recente que fizemos aqui em casa:

Quando forem comprar os lençóis para o berço ou caminha do bebê, comprem os de solteiro ao invés dos infantis. Enquanto o bebê é recém-nascido, fica tudo bem, já que praticamente não se mexe, mas a partir do momento em que aprende a se movimentar, tira o lençol do lugar a todo momento.

Depois de 1 aninho então, é quase impossível a criança não acordar deitada direto no colchão, com o lençol num canto do berço. Quando passamos a usar lençol de solteiro no berço do lindão, nunca mais tivemos esse problema...ele pode se mexer o quanto quiser que, por ter aquele excesso todo de pano por baixo do colchão, o lençol fica no lugar a noite toda.

Se soubesse disso antes, já teria comprado os de solteiro desde o enxoval de recém-nascido. Então, fica a dica...


*******

A hora de ir para a cama

É imensa a quantidade de emails que recebo me pedindo ajuda: são mães e pais esgotados, dizendo que não aguentam mais ficar até altas horas da noite esperando os pequenos irem para a cama.

Pois a primeira coisa que eu sempre digo nos emails de resposta é: criança tem que ter hora pra dormir.

Não existe segredo, não existe milagre, não existe receita mágica. Os pais precisam estipular um horário para a criança estar na cama....e ponto final! Ela vai reclamar, vai espernear, vai querer continuar com a brincadeira ou com o desenho da TV.....tudo isso vai acontecer, mas ela vai ter que entender que aquele horário é feito pra dormir.

É como eu digo pra eles nos emails: não consigo entender nem concordar com o esquema que vejo na casa de muitos leitores do blog. A criança janta, toma banho, coloca o pijama e, daí em diante, ela é quem manda na festa. Quando se sentir cansada e o sono bater, daí sim vai para o berço ou a caminha dormir. Não pode, gente!! Simplesmente não pode!

Esperar o sono bater? Esperar chegar o cansaço? Criança é ligada no 220!! Não cansa nunca! Enquanto tiver estímulo, vai querer brincar, ver TV, dançar, cantar, pular! Se vocês forem criando essa bola de neve, a criança vai dormir cada vez mais tarde e vocês ficarão cada vez mais cansados.

Não é bom pra ela nem pra vocês. Criança precisa dormir pra crescer, pra se desenvolver, pra aprender.

Então, qual é sempre a minha resposta nesses casos? HORÁRIO!

Não importa se eles estão brincando, vendo o desenho preferido, dançando,.....não importa. É hora de dormir e não tem conversa. Assim mesmo....radical! Pelo menos no início pois, com o tempo, eles vão entendendo o processo e passam a entrar no ritmo.

Como funciona aqui em casa:

O lindão chega da escola, tira o uniforme, brinca um pouco. Às 19h, janta e daí volta a brincar. Às 20h30 entra no ar a Peppa, né? Nesse horário, ele começa a se acalmar, vem para o meu colo e assistimos ao desenho juntos. Às 21h ele vai para o banho, coloca o pijama, faz a oração, mama e dorme.

Mas não pensem que de vez em quando não rola um surto aqui e outro ali! Tem noite que ele não quer tomar banho....tem noite que ele não quer sair do banho....tem noite que ele não quer orar....tem noite que ele não quer parar de ver a Peppa.....e por aí vai! Mas não adianta nada disso por aqui. O ritual é esse, o horário é esse. Já demos uma flexibilizada deixando ele assistir a Peppa por mais tempo, mas é raro.....o fato é que antes das 22h ele já está no maior sono. Disso, nunca passou (claro que ocorrem exceções, como uma festa ou uma viagem noturna).

A criança não pode achar que a hora de dormir fica por conta dela! Vocês é que precisam definir essa hora e ela precisa estar bem ciente de que essa decisão é de vocês e é para o bem dela.

Combinado?


*******

Quartinho escuro

Vocês sabiam que é super importante manter o quartinho dos pequenos no escuro a noite? Isso, porque o quarto escuro favorece um sono tranquilo e ajuda o organismo a produzir os hormônios responsáveis pelo desenvolvimento (é durante o sono que as crianças crescem e assimilam o que aprenderam durante o dia).

Só precisa cuidar pra não acostumar a criança a dormir apenas nesse tipo de situação. O cochilo da tarde pode ser em local mais claro.

Também é importante não acender a luz do quarto quando for amamentar ou atender a criança chorando de madrugada. Acenda um abajur, ou a lanterna do celular ou mesmo a luz de outro cômodo da casa. O ideal é que o quarto fique na penumbra. Se acender totalmente a luz, pode despertar a criança e confundir seu relógio biológico.

Por aqui, durante o soninho da tarde, ele dorme com a persiana do quarto fechada, só dando um conforto ao quarto mesmo, mas sem ficar escuro demais. Na escola, a sala do soninho é escurinha, mas muito de leve...só com a cortina fechada. Se estamos na rua ou na casa de alguém, um paninho cobrindo o carrinho já é suficiente. Se não tem como fazer isso, ele mesmo dá o jeitinho dele: como sempre dorme abraçado com uma fralda de pano, cobre o rosto se por acaso se incomodar com a luz.



*******

É hora de deixar o berço?

Depois do desfralde, acho que esse é ponto que mais gera dúvidas e receios nos pais. Em primeiro lugar, tem a questão de saber se realmente a criança está preparada pra passar a dormir na cama. E em segundo lugar, vem o medo com a segurança mesmo: "mas ele pode cair, se machucar, sofrer algum acidente".

Estou nessa situação atualmente. Sei que o lindão ainda não está pronto para sair do berço, mas também sei que preciso ficar atenta aos sinais pra perceber quando chegar o momento certo. Por isso, andei pesquisando bastante sobre o assunto e uni as melhores informações aqui nesse post. Espero que ajude vocês também:

1) Não existe uma idade certa. A mudança costuma acontecer entre 1 e 3 anos e meio, mas cada criança tem seu tempo.

2) Se o bebê já dá sinais de que gosta de escalar as coisas, é uma boa hora para sair do berço, já que ele pode escalar a grade e levar um tombo feio.

3) Se o bebê se mostra desconfortável com a falta de espaço do berço.

4) A criança já entende o que é perigoso pra ela. Já obedece mais as ordens dos pais e compreende que nem tudo pode ser tocado.

Dicas bacanas:

- Está com muito medo do bebê cair da cama? Coloque o colchão dela no chão antes de montar a caminha. Forre a volta do colchão com edredons e fique em paz.
- Vale também posicionar um colchão bem na frente da cama. Caso a criança venha a cair, não será no chão.
- E não podemos esquecer das grades de proteção, né? São super válidas!
- Se o motivo da mudança for a chegada de um irmãozinho, não espere o bebê nascer pra fazer isso. Comece a mudança pelo menos 2 meses antes pra que o mais velho não se sinta "roubado" pelo caçula.
- Faça da mudança um verdadeiro acontecimento!! Leve a criança pra comprar os lençóis novos com você, mostre como ela está ficando grande, conte pra todo mundo (na frente da criança) que agora ela dorme na caminha.
- Deixe a cama bem divertida, com lençóis temáticos, nova decoração do quarto e algum pedido especial feito pela criança ("quero dormir com um ursinho", por exemplo).
- Se a criança dormia bem, mas passou a acordar muito na cama ou mesmo demora demais pra pegar no sono, pode ser sinal de que ainda não é a hora da mudança. Tente pelo menos 4 noites e, se realmente não der certo, volte para o berço e tente meses depois.
- O cuidado com a segurança deve ser redobrado, afinal, a casa estará todinha livre para a criança durante a noite, enquanto os pais dormem. Se o quartinho não fica com a porta fechada, feche bem a cozinha e os banheiros. Vale a pena até passar a chave nas portas. Tire qualquer objeto que represente perigo do alcance da criança. Uma ideia interessante é instalar aqueles portões de segurança (que usamos bastante na porta da cozinha), também na porta do quartinho, pra impedir que a criança saia passeando pela casa. O quartinho também merece atenção especial: remédio escondidos, janela fechada ou com rede de proteção, tirar cadeiras, bancos e pufes de lá pra evitar que a criança resolva escalar os móveis, deixar o fio da babá eletrônica bem alto, e por aí vai...


*******

Seu bebê troca o dia pela noite?

Recebo muitos emails de mães de recém nascidos contando que, mesmo seguindo todas orientações à risca, o bebê está trocando o dia pela noite.

Como nos primeiros três meses de vida, o lindão dormia a noite toda (o trabalhão com o sono dele começou a partir dos 3 meses), eu não tinha muito como ajudar com minha experiência, então fui ler a respeito. Depois de muita pesquisa, percebi algo que faz tooooooodo o sentido!!! E é isso que vou tratar no post de hoje:

Como vocês acham que é lá dentro do útero? Conseguem imaginar a barulheira? Sangue correndo, órgãos funcionando, coração batendo, a mãe falando......o que mais se aproxima do barulho que eles passam 9 meses ouvindo é...........um secador de cabelo! Siiiiim!!! Muuuuito barulho!!

No YouTube existem vários vídeos disponíveis. Por quê? Porque esse som acalma o bebê! Ele se sente novamente "em casa". Falei sobre isso nesse post.

Apesar de sabermos desse barulho todo, o que é mais comum quando o bebê nasce? A família se preocupar com o silêncio! Tudo calmo, músicas suaves, o cantarolar baixinho da mãe............mas pensem comigo: até pouco tempo atrás, o bebê estava vivendo praticamente dentro de uma turbina.....deve ser muito estranho passar a, de repente, não ouvir nada disso, né?

E foi daí que veio a minha "luz" sobre bebês que trocam o dia pela noite. Não digo que seja essa a causa e só, mas com certeza ela tem um peso enorme!!

De acordo com os especialistas, é preciso deixar bem clara a diferença entre dia e noite, né? De dia, casa barulhenta, clara, normal! De noite, muito silêncio e escurinho.....e é justamente nesse silêncio que acho que está o erro.

A criança, acostumada com o barulho intenso, acha o período diurno delicioso!! Mas a noite, com aquele silêncio todo, deve é bater um baita medo!! "Cadê todo mundo? Cadê meu barulhinho aconchegante"?

O que sugiro? BARULHO! Isso mesmo: ba-ru-lho!

Quando for a hora de dormir, tenha algo com um som estático no quartinho do bebê: ar condicionado, ventilador, rádio fora da sintonia, o vídeo do YouTube em volume agradável, etc.

Façam o teste. 

Lembrando que o ventilador nunca deve estar direcionado diretamente para o bebê. Sempre voltado para o teto ou para a parede.

Sei que essa não é a única causa para o bebê querer ficar acordado a noite, mas é uma delas.

O lindão dorme até hoje com um ventilador pequeno ligado embaixo do berço dele. Como morávamos em uma cidade muuuuuito quente, ele dorme no ar condicionado desde o primeiro dia de vida, já na maternidade. E, depois dessa pesquisa que eu fiz, creio que o barulho do ar foi um dos contribuintes pra ele dormir bem quando era recém-nascido. Ele ama um barulhinho pra dormir (e eu também, tenho que admitir - rsrsrsrsrsrsrs).

Então, fica a dica: bebê trocando o dia pela noite? Deixem um sonzinho estático (precisa ser estático) no quartinho dele. Pode ser que faça toda a diferença!


*******

Como devem ser as mamadas da madrugada?

Depois do post de ontem, onde comento que não aconselho a troca de fralda nas mamadas da madrugada, choveram emails no dropsdemae@gmail.com me perguntando dicas para essas mamadas e por que não indico a troca. Virou post:

Pra começar, porque não indico a troca? Pelo fato de que ela desperta a criança. De madrugada, a mamada não pode ser igual às mamadas do dia a dia. Até mesmo para que o bebê comece a perceber a diferença entre dia e noite. Entre hora de dormir e hora de ficar acordado. A não ser que seja o caso de cocô, não há necessidade de ficar trocando a fralda da criança durante a noite.

Dicas para as mamadas da madrugada:

O mais importante é ter em mente que a criança precisa aprender que, durante o dia, ela pode mamar, brincar, curtir o colinho da mamãe e tudo mais, mas que a noite, é um tempo diferente, um tempo de silêncio, de descanso....é preciso mostrar essa diferença desde o primeiro dia de vida. Não é um processo rápido.....leva tempo e exige paciência da mãe, mas dá certo.

Pra começar, uma dica que já é bem batida: durante o dia, nada de neuroses! A casa precisa funcionar normalmente, com seus barulhos e muita luz. Nada de silêncio absoluto. Nada de quarto escuro para o cochilo. Conversem, arrumem a casa, deixem o mais velho correr e brincar, deixem as janelas abertas pra receber a luz natural. Na hora do cochilo, pode deixar o ambiente escurinho, mas de leve. Janela aberta e cortina fechada, por exemplo, ou persiana fechada e cortina aberta.....não vale a escuridão total.....essa, só a noite!

E está aí a primeira dica sobre as mamadas da madrugada: a criança precisa perceber que o dia é movimentado, claro e barulhento.

Mas quando for a hora de amamentar de madrugada, tudo deve ser diferente:

- não acenda as luzes (no máximo um abajur ou a lanterna do celular)
- não converse com o bebê
- de preferência, não faça contato visual com o bebê a todo momento (esse olho no olho é delicioso sim, mas reserve-o para o dia a dia, ok?)
- assim que o bebê mamar e arrotar, coloque-o novamente no berço e saia do quarto
- se o bebê dormir pesado depois de mamar (o que é bem comum), fique com ele no colo uns 5 minutos, cabeça levemente elevada pra facilitar a digestão. Depois disso, bercinho (com travesseiro anti-refluxo, claro). Se forçar o bebê a arrotar, vai despertá-lo e, muitas vezes, irritá-lo.

E se, com todos esses cuidados, o bebê simplesmente se recusar a dormir? Pois é! Isso acontece! Mas não deve mudar em nada a rotina. Continue no escurinho, embalando o bebê até ele relaxar. Se já mamou tudo o que queria, dê a chupeta, coloque a naninha pertinho dele e mostre que é hora de dormir. Se preferir, coloque-o no berço e fique por perto, dando leves tapinhas no bumbum, balançando o pequeno levemente, fazendo o som tão confortante pra eles (shhhhhhhhh), até que o bebê relaxe e comece a adormecer.

E em caso de cocô? Daí é preciso trocar a fralda. Faça tudo com movimentos suaves e, novamente, sem conversar com o bebê ou acender as luzes. Tudo em silêncio e com calma, como a noite deve ser.

Lembrando que é muito importante que ele aprenda a pegar no sono sozinho, sem depender do seu colo, do seu peito ou da sua voz. Faça tudo pra que ele relaxe e comece a adormecer e daí, saia do quarto.

Quanto antes o bebê aprende a dormir por conta própria, antes ele deixará de mamar a noite e dormirá até o amanhecer, pois, quando acordar de madrugada, saberá pegar no sono novamente sem depender de mais ninguém.

Como funcionou aqui em casa:

- ele só começou a acordar pra mamar de madrugada aos 3 meses.
- a partir daí, eu fazia exatamente como descrito acima: escurinho só com lanterna do celular, nada de conversa e, durante a mamada, eu ficava de olhos fechados (confesso que cheguei a dormir muitas vezes).
- assim que ele ficava bem molinho, ia para o berço. Às vezes, chorava, às vezes ficava quietinho e dormia sozinho. Quando chorava, eu ficava ao lado dele, dando tapinhas no bumbum até ele acalmar.
- a luta foi grande (dos 3 aos 11 meses), cheguei a passar noites em claro, a chorar de tanto sono, mas deu certo.


*******

Bebê sonolento X Amamentação

Muitas mamães de recém nascidos me escrevem comentando que têm muita dificuldade pra amamentar, pois os pequenos só querem dormir. Achei bacana transformar esse tema em post, pois é algo muito comum nessa fase inicial.

Os bebês realmente sentem muuuuuito sono!! Dormem praticamente o dia todo, mas precisam se alimentar, né? Então, cabe aos pais apelarem para alguns truques (pelo menos 1 deles vai dar certo com seu baby). Eles valem tanto para acordar o bebê na hora da mamada quanto para despertá-lo quando pega no sono mamando.

- Algodão molhado: molhe uma bolinha de algodão na água (em temperatura ambiente - nem gelada, nem morna) e passe no rosto do bebê, principalmente testa, bochechas e nuca.

- Tire a roupinha do baby: vá aos poucos, começando pelas meias, se não funcionar, tire as luvinhas (caso use). Não adiantou? Tire a calça.....e assim vá indo mesmo que seja preciso deixar o pequeno só de fralda (no inverno, cubra-o com uma manta, ok?).

- Faça cócegas: suavemente, faça cócegas nos pés do bebê. Também vale cintura, pescoço e axilas.

- Respire fundo: muitas vezes, basta o movimento do seu tronco para acordar a criança e fazê-la voltar a sugar.

- Leve pressão: faça movimentos do queixo ao pescoço do bebê, com uma leve pressão.

- Troque o lado da mamada: a movimentação para mudar de peito acorda o baby. Neste item, vale também mudar a posição da mamada: a "cavalinho" é muito boa, com o bebê sentado.

- Troque a fralda: aproveite o momento pra trocar a fralda, já que, ao ficar sem roupas, o baby acaba despertando (não indico essa tática para as mamadas da madrugada).

- Faça a compressão da mama: apertando o seio, o leite irá sair e, automaticamente, o bebê começará a mamar de novo.

IMPORTANTE: se o bebê estiver constantemente com muuuuuita dificuldade pra acordar, sem reação motora quando vocês puxarem o bracinho, por exemplo, é bom falar com o Pediatra, pois isso pode ser sinal de hipoglicemia e precisa ser avaliado, ok?

Texto bem bacana sobre isso:

O que é hipoglicemia?

Hipoglicemia significa "pouco açúcar no sangue" (baixo nível de glicose no sangue). Quando um bebê fica hipoglicêmico, e o problema não é tratado, ele pode ter problemas de saúde -- assim como qualquer pessoa. Cada célula do corpo precisa de um suprimento de açúcar (a glicose) para funcionar. 

Recém-nascidos saudáveis fabricam glicose a partir do açúcar e dos nutrientes presentes no colostro, o líquido que os seios da mãe produzem antes do leite materno em si. Mais tarde, os bebês produzem glicose a partir do leite materno já maduro. 

Quando o nível de glicose no sangue fica abaixo do recomendável, o bebê pode ficar apático, molinho, com tremores nas extremidades, e corre o risco de ter convulsões. Se a glicose no sangue ficar baixa por muito tempo, podem ocorrer lesões cerebrais. 


Por que alguns bebês ficam com hipoglicemia?

A grande maioria dos bebês saudáveis, que tenham nascido depois de 37 semanas de gestação, não corre risco de ter hipoglicemia. Eles conseguem compensar com facilidade as quedas normais no nível de açúcar no sangue. Com a amamentação no sistema de livre demanda, ou seja, sempre que pedir, o bebê obtém todo o leite de que precisa para manter os níveis de glicose estáveis. 

Alguns bebês, no entanto, correm risco de ficar com hipoglicemia. São eles: 
  • Bebês prematuros e que nasceram com baixo peso para a idade gestacional. Pode ser que eles tenham baixos níveis de glicogênio no fígado (reserva necessária para fabricar a glicose). Como eles têm poucos depósitos de gordura no corpo, também ficam sem ter de onde tirar energia extra. Além disso, como são pequenos, podem ter dificuldade de mamar.
  • Bebês de mães diabéticas.
  • Bebês que tiveram dificuldade respiratória logo depois do parto.
  • Bebês que sofreram de hipotermia (baixa temperatura do corpo).

Os médicos costumam fazer exames para medir a glicose no sangue dos bebês que correm risco especial para a hipoglicemia. Exames de sangue analisados em laboratório são mais precisos que aqueles feitos com aparelhinhos instantâneos e uma gotinha de sangue. 


Como a amamentação é afetada?

Na década de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a ficar preocupada porque, na tentativa de corrigir a hipoglicemia, os médicos estavam desestimulando o aleitamento materno, já que a primeira providência para elevar o nível de açúcar no sangue de um recém-nascido hipoglicêmico era dar fórmula artificial de leite ou água com açúcar. Essas medidas realmente corrigem rápido a hipoglicemia, mas também têm desvatagens: 
  • se o bebê receber uma quantidade de fórmula muito grande, o estômago dele ficará distendido e ele "esperará" o mesmo volume quando mamar no peito, o que pode não acontecer, já que a fabricação de leite materno ainda está se estabelecendo.
  • se o bebê tomar muita fórmula, pode ficar sonolento e perder o interesse pelo seio por algum tempo.
  • a mãe pode ficar com a impressão errônea de que o leite dela não é o melhor alimento para o bebê.
  • se o bebê receber mamadeira antes de aprender a fazer a "pega" correta no seio, ele pode ter dificuldade para mamar no peito.
  • a amamentação exclusiva -- sem nenhum outro complemento -- é comprovadamente a melhor maneira de dar ao bebê proteção contra alergias e infecções.


Qual é a orientação de tratamento?

Atualmente, a posição da Organização Mundial da Saúde é que não se sabe exatamente qual é o nível "correto" de glicemia em um recém-nascido saudável, amamentado no peito. Por isso não há muito sentido em fazer exames, a não ser que apareça algum outro sintoma preocupante. Como essa diretriz é relativamente nova, é possível que muitos pediatras ainda prefiram tratar bebês que estejam com níveis baixos de açúcar no sangue. 

Fonte: BabyCenter


*******

Como evitar as birras

Não existe fórmula mágica, eu sei, mas percebi - com o meu pequeno - que existe um fator predominante às crianças que têm crises incontroláveis de birra: sono e cansaço.

Isso mesmo!! Pense bem: quando você está com muito sono, não tem vontade de sair gritando e esperneando por aí? A diferença é que somos adultos e conseguimos controlar nossas emoções.

Portanto, fica a SUPER dica: se seu filho está extremamente cansado, com sono, irritado, não force a barra! Saia de onde está e coloque a criança para dormir....se precisar sair mais cedo da festa, churras, shopping, etc......saia sem culpa.

Dia desses mesmo, estava curtindo um churrasco delicioso com a família do maridão. No meio da tarde, a pessoinha começou a mostrar sinais de cansaço (já tinha passado de 2h da hora da soneca). As demais crianças estavam a caminho da piscina e ele também queria ir, mas sabíamos que, se ele fosse, iria se cansar ainda mais e ficar - literalmente - insuportável. Fora que o risco de fazer uma cena DAQUELAS, aumentava a cada minuto.

Decidimos ir embora e ele dormiu assim que entramos no carro. Chegando em casa, foi para o berço sem nem perceber que havia mudado de lugar e dormiu por três horas seguidas.....olhem só o tamanho do cansaço!! Imaginem se tivéssemos deixado ele acordado?!

É chato ter que fazer isso, claro!!! Mas estou muito feliz por não ter mais de conviver com aquelas crises horrendas que ele fez duas vezes (em ambas, estava muito cansado e eu não me dei conta).

Fora isso, claro!! O diálogo sempre faz a diferença (ao chegar ao mercado, por exemplo, é importante já explicar para a criança o que ela pode levar e o que não pode).


*******

Saindo da rotina nas festas

Durante a época das festas de fim de ano, recebi muitos emails (dropsdemae@gmail.com) de mamães me perguntando como fazia com a rotina de sono do meu baby nesses dias. Achei bacana transformar esse assunto em post.

Meu baby tem um ritual bem certinho a noite:

- 19h: jantar
- 21h: banho, seguido de pijama, oração, mamadeira e berço.

Nos dias de festa (o mesmo vale para dias em que sabemos que dormiremos mais tarde, como em casamentos, aniversários, formaturas, etc), fazíamos assim:

- entre 17h30 e 18h: jantar
- entre 18h30 e 19h: banho
- cochilo às 20h (bem fora da rotina esse cochilo, pra que acordasse em no máximo 2h. Nos dias de Natal e Ano Novo, ele cochilou na casa da minha mãe.)
- acordava entre 21h e 22h, bem na hora de começar a festança. E nisso, ele ia tranquilo até tarde. 
Em ambas as datas, fomos dormir às 2h da manhã e ele não teve alteração nenhuma no sono por conta da mudança de rotina.


*******

Cama compartilhada: sim ou não?

Dia de responder a mais uma dúvida das leitoras: muitas me escreveram (dropsdemae@gmail.com) perguntando o que acho da Cama Compartilhada (CC). Virou post!

Não sou nem um pouco a favor. E são vários os motivos:

- risco de vida para o bebê: por maiores que sejam os cuidados, os pais podem sim rolar sobre a criança e sufocá-la.
- intimidade dos pais: e não estou falando só de sexo não. Estou falando de dormir abracadinho, de bater papo na cama antes de dormir, de assistir TV juntos, etc.....momentos de intimidade vão muuuuito além do sexo em um casamento.
- independência da criança: claro que eles são dependentes de nós por muitos anos, mas precisam ir conquistando pequenos espaços aos poucos e dormir, é um desses espaços. Dormir no seu bercinho, com todo o espaço do mundo. Poder se virar pra cá e pra lá sem bater em ninguém.
- limite: a criança precisa saber que existem limites na vida. Por exemplo: na hora de dormir, você tem a sua caminha e a mamãe e o papai têm a cama deles.
- qualidade do sono: pode dizer um zilhão de vezes que dorme melhor com o filho junto na cama que eu nunca vou acreditar. A criança se mexe muuuuitas vezes a mais do que nós. São chutes, socos, cotoveladas nos pais o tempo inteiro. Ninguém dorme bem assim. Se fizer questão de ficar de olho na criança durante a noite, coloque o berço ao lado da cama do casal, mas na mesma cama, não mesmo!

Faço CC de vez em quando sim, mas nas sonecas da tarde. Quando, por exemplo, estou na casa da minha mãe, durmo com meu baby na cama dela quando ele vai cochilar. Não fico em paz sabendo que ele pode cair, então, cerco um dos lados com almofadas altas (ou encosto a cama na parede) e fico do outro lado, servindo de barreira (rsrs). Não é um grande cochilo pra mim, já que acordo o tempo todo com os chutinhos e socos dele enquanto dorme, mas curto ficar ali sentindo o cheirinho e simplesmente vendo meu baby dormir.


*******

Ninando o bebê sem a chupeta

Hoje é dia de mais um pedido das leitoras do blog (adooooooooooro!!!!). São três mamães que leram meus posts sobre o sono do bebê, mas encontraram uma barreira entre as dicas: são contra o uso da chupeta e ficaram perdidas em como fazer o baby dormir sem ela (e sem que fiquem pendurados no peito a noite inteira também). Então, minha dica é a seguinte: objeto de transição!

Vale um paninho, um bichinho de pelúcia, uma peça de roupa da mãe, uma naninha, etc. O importante é que a criança vá se acostumando com o fato de que aquele objeto significa hora de dormir.

Com isso, sugiro: dê de mamar normalmente na hora de dormir. Assim que estiver satisfeito, aconchegue seu bebê no colo e coloque o objeto de uma maneira que ele fique bem próximo, abraçadinho mesmo. E nine o pequeno da forma como de costume (cantando, balançando o corpo suavemente de um lado para o outro - nunca em pé -, fazendo cafuné, etc...). Lembrando que é importante colocar o bebê no berço bem sonolento, mas ainda acordado, para que ele aprenda a pegar no sono sozinho.

No início, o baby vai estranhar, principalmente os que se acostumaram a dormir no peito, mas é questão de insistência e paciência que logo eles se acostumam. Seja firme. Mesmo cansada, insista. Se desistir e der o peito, na noite seguinte precisará recomeçar da estaca zero.


*******

Cada dia um

Até os 11 meses, meu bebê mamava no peito antes de dormir, portanto, colocá-lo no berço era uma tarefa exclusivamente minha nesse período.

Mas a partir do momento em que ele desmamou e passou a tomar mamadeira, passei o bastão para o maridão.....e até hoje funciona assim: cada dia é um que faz o baby dormir. Isso envolve:

- dar a mamadeira ao som de musiquinhas de ninar,
- deixar no colo para a digestão por uns 5 minutos (quando ele deixa, né? Porque hoje em dia, não tem mais muita paciência pra ficar no colo não),
- colocá-lo no berço (lembrando que nessa parte é importante que a criança ainda esteja acordada, pra pegar no sono sozinha).

Mas esse ritual vai de família pra família.

Daí vocês me perguntam: mas por que isso? Simples, famílias: para o bebê não viciar em dormir apenas com uma pessoa.

Por mais que seja gostoso esse momento, não dá pra ser exclusividade da mãe ou do pai. E quando um dos dois for viajar? Ou tiver que chegar em casa mais tarde? A criança precisa se sentir bem, confortável e segura com mais de uma pessoa.

Exemplo: noite dessas, tive que dormir no hospital com a minha mãe, que fez uma pequena cirurgia.....já pensaram se ele só fosse acostumado a dormir comigo? Meu marido endoidava! Mas foi tudo bem, seguindo o ritual de sempre e todos dormiram tranquilamente.

Dica importante e que faz uma baita diferença no dia a dia, turma.


*******

E quando a gente acha que já está tudo certo....

...o bebê resolve nos surpreender!

Ontem, o ritual da hora de dormir foi absolutamente normal. O mesmo de sempre. Só que, exatos 5 minutos depois de ir para o berço, meu baby achou que não era bem hora de dormir. Levantou, começou a conversar sozinho e acendeu a luz do quarto.

Como agi:

Entrei lá e disse baixinho, mas com a voz firme: "Agora não é hora de brincar, bebê. É hora de dormir".
Apaguei a luz.
Afastei o berço do interruptor (e aliás, essa é a nova posição dele a partir de hoje - rs).
Coloquei a chupeta de volta na boquinha dele.
Liguei a musiquinha de ninar novamente e fiquei com ele no colo uns 2 minutos. Ele se acalmou novamente e quando começou a fechar os olhinhos, pus de volta no bercinho. E deu certo! UFA!

Achei bom compartilhar com vocês, afinal, vai saber o que esses pequenos podem nos preparar, né?

Olhem só se posso com isso (a caloura aqui flagrou a cena em uma manhã dessas e achou fofo. Esqueci que - óbvio - ele acabaria fazendo isso a noite um dia, né?):


*******

Pesadelos

A partir de 1 aninho, os pequenos podem começar a ter pesadelos. No meio da noite, eles acordam chorando muito, desesperados mesmo. Até no nosso colo, demoram pra se acalmar. Qual o papel dos pais nessa hora?

- o mais importante é dar carinho e conforto ao bebê. Ele está nervoso, com medo. Só quer um colo pra se aconchegar. Fique com ele até que se acalme totalmente e fique relaxado. Só então pode colocá-lo no berço novamente.
- a partir dessa idade, eles passam a perceber melhor o ambiente à sua volta, ou seja, muito cuidado com o que está passando na TV enquanto o pequeno está por perto. Uma figura aparentemente inofensiva pra nós adultos, pode ser assustadora para uma criança.
- se esse medo se prolongar, é importante falar com o Pediatra sobre o terror noturno. Ele irá encontrar a melhor solução para o problema.
- independente da sua religião, ore muito com seu bebê. Antes dele dormir, peça a Deus que o proteja de toda inveja ou demais sentimentos negativos. As pessoas podem sentir inveja mesmo sem terem um coração mau. Num passeio pelo shopping, alguém pode olhar para o seu bebê de uma forma não positiva, mesmo sem intenção. Por isso, ore sempre por seus filhos e peça a proteção de Deus sobre eles. Conheço bebês que, após uma oração, nunca mais acordaram gritando a noite.


*******

Melatonina

O que esses alimentos têm em comum?

- cereja
- aveia
- cebola
- milho

Todos são ricos em melatonina, um neurotransmissor que ajuda a regular o sono. E a importância dela não é apenas pela paz durante as noite não, mamães e papais. A grande vantagem é que a aprendizagem é fixada no cérebro durante a hora de dormir.

Isso mesmo! Tudo o que seu baby vê durante o dia, tudo o que ele aprende de novo, é fixado no cérebro enquanto ele dorme, portanto, quanto melhor a qualidade desse sono, mais rápido ele irá aprender. Bom demais, né?

*******

Erros comuns na hora de dormir

Fazer com que os filhos durmam bem - e a noite inteira - é um grande desafio. Muitas vezes, estamos tão cansadas e preocupadas que não percebemos erros que nós mesmas cometemos com os pequenos e que acabam prejudicando o sono da família inteira.


1) A criança não tem hora para dormir: rotina é algo fundamental na vida das crianças - de todas as idades. Por isso, trace um plano para a hora de dormir....e siga-o à risca. Claro que imprevistos acontecem, mas faça de tudo pra colocar a criança no berço/cama na mesma hora todas as noites.
Como é aqui em casa: banho às 21h, mamadeira e berço (no máximo às 22h ele está dormindo).

2) Movimento: ninar o bebê é normal e quase que instintivo, mas deve ser evitado. Se a criança se acostumar a dormir só com o balanço, não conseguirá dormir sozinha de jeito nenhum.
Como é aqui em casa: logo que termina de mamar, fico com ele no colo uns 5 minutos (para a digestão), mas sem balançar. Daí coloco ele no berço ainda acordado e saio do quarto.

3) Estímulos noturnos: quanto menos agito a noite, melhor será o sono do bebê. Evite brincadeiras estimulantes, vídeos agitados e correrias pela casa. O ideal é já começar a diminuir as luzes no ambiente e a brincar de coisas mais leves, como por exemplo, desenhar e ler.
Como é aqui em casa: a partir das 19h, ele só brinca de coisas mais leves. Fica quietinho com seus brinquedos preferidos, mas sem nosso estímulo para agitar as coisas, como fazemos durante o dia (correndo pela casa com ele, jogando bola, empurrando carrinhos pela casa, etc). A noite, ele fica brincando mais tranquilo.

4) Falta de ritual: como comentei logo no começo, rotina é fundamental. Por isso, criar um ritual para a hora de dormir é importantíssimo para o bebê e para vocês.
Como é aqui em casa: o ritual é sempre o mesmo, ou seja: banho, pijaminha, mamadeira com musiquinha de ninar bem suave, 5 minutos de colo e berço.

5) Fazer a criança dormir no colo: colocar a criança já adormecida no berço ou cama é péssimo, pois, caso ela acorde no meio da noite, vai procurar pelo mesmo lugar onde estava quando pegou no sono, ou seja - seu colo. Por isso, nine seu bebê, faça-o relaxar no seu colo, mas coloque-o no berço/cama ainda acordado. Isso vai ensiná-lo a pegar no sono sozinho, o que garantirá noites inteiras de sono para toda a família.
Como é aqui em casa: como já comentei antes, ele fica no colo por 5 minutos depois de mamar. Relaxa bem, mas não chega a dormir. Ainda acordado, coloco ele no berço e saio do quarto. Só então ele pega no sono.

-------------------------------------------------------------------------------------------

O soninho da manhã

Vejo muitas mães e pais reclamarem que os bebês acordam cedo demais - sempre por volta das 6h.....e quando pergunto se eles já tentaram esticar um pouco esse sono da manhã, sempre ouço um não.

Daí é hora de contar minha experiência: meu baby sempre acordou entre 5h e 6h. Um dia, percebi que, às 8h, ele já estava cansado e pedindo berço de novo.

Foi quando decidimos fazer uma tentativa: quando ele acordasse cedo, mamaria no escurinho, com tranquilidade e silêncio. Resultado: ele mama praticamente dormindo e volta para o berço, onde fica até mais ou menos às 10h.

Ou seja, não é porque seu baby acordou tão cedo que ele queira despertar. Pode ser apenas fome. Dê o leitinho dele sem despertá-lo e veja como ele responde. ;-)


-------------------------------------------------------------------------------------------

O sono do bebê

Você sabe quanto tempo seu baby deve dormir? Isso varia de acordo com a idade e - claro - é baseado em uma média considerada ideal pelos médicos. Por isso, se o seu bebê estiver fora desses horários, calma!! Com o tempo as coisas se ajeitam!

Mas quando temos uma ideia desse tempo de sono noturno e cochilos, ficamos mais calmas (mães de primeira viagem encucam com absolutamente tudo, inclusive por acharem que o recém nascido dorme demais), por isso, essa tabela dá uma boa ajudinha:


-------------------------------------------------------------------------------------------

Por que meu bebê não quer domir de dia?

Quando estava com cerca de 20 dias, meu baby passou a se recusar a dormir de dia. Chorava de cansaço, mas não se rendia. Fosse no berço, fosse no carrinho, fosse no colo, nada era capaz de fazê-lo querer dormir. Quebrei a cabeça buscando as causas, li e reli textos na internet, pedi ajuda nos grupos do Facebook. Nada adiantava. Foram 4 dias de muitas dúvidas e de muito choro.

Foi quando veio a luz: ele dormia super bem a noite - 7 horas seguidas. Então, o problema não era sono ruim. Era alguma coisa que estava incomodando meu baixinho. E qual é a principal diferença entre o dia e a noite? Luz, claro!



Percebi que deixava a casa muito clara na hora dos cochilos dele. Passei e cobrir o carrinho com um lençol quando ele dormia e a fechar as cortinas pra deixar o quarto escurinho, na penumbra. Pronto!! Voltou a dormir bem durante o dia - e é assim até hoje.

Quando aprendemos nos livros que a casa precisa ficar bem iluminada e barulhenta durante o dia para o bebê começar a diferenciar o dia da noite, levamos muito ao pé da letra. Claro sim, mas não precisa exagerar, né? Uma penumbra não faz mal a ninguém. Pelo contrário! É bem mais gostoso pra dormir.

A diferença entre o dia e a noite está no estímulo das brincadeiras, no ritual antes de dormir, no escuro total do quarto e no pijaminha. De dia, pode sim ficar mais escurinho na hora do cochilo. Pode e deve, afinal, ninguém merece aquela luz forte nos olhos quando se está querendo dormir, né?

-------------------------------------------------------------------------------------------

Como acostumar o bebê no berço

Muitas mães têm essa dúvida, porque nos primeiros meses, a impressão que a gente tem é que existem espinhos no bercinho! É só colocar o bebê lá pra começar o choro.

Aqui em casa, resolvemos isso da seguinte forma:


Em primeiro lugar, aceitamos que o início é muito difícil para os pequenos. Com isso em mente, decidimos que ele dormiria no carrinho, do lado da nossa cama, até os 2 meses de idade. Por que o carrinho? Porque é mais aconchegante. O espaço é menor (o nosso é da Burigotto e vem com um ninho para os primeiros meses do baby) e, com isso, eles se sentem mais seguros.

Passados os 2 meses, ele continuou no carrinho, mas no quarto dele. Foi assim até os 3 meses.

A partir de então, começamos a acostumá-lo ao berço. Ele mamava e, antes que dormir, colocávamos ele no berço. Sonolento, mas ainda acordado. Daí era só ficar ali do lado, fazendo carinho, dando uns tapinhas no bumbum até ele dormir.

Às vezes ele acordava de madrugada, incomodado com tanto espaço. Nesse caso, era só repetir o processo. Virava ele de ladinho e ficava lá fazendo carinho até ele dormir de novo.

Não foi um processo fácil. Chegamos a ficar 2 horas acordados com ele de madrugada, mas hoje vejo que valeu a pena, pois ele ama o berço e dorme super bem lá.

Tudo que queremos fazer nossos bebês acostumarem exige tempo e paciência. Mas no fim das contas, sempre vale a pena.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Truque para o bebê dormir sozinho

Aprendi com uma amiga e foi tiro e queda:



Quando for fazer o baby dormir no seu colo, coloque um paninho entre a sua pele e o rostinho dele. Faça isso por mais ou menos 7 dias. Se estiver acostumado a dormir balançando, sente-se e balance seu corpo de um lado para o outro ou para a frente e para trás. Com o tempo, vá diminuindo o movimento até que ele se acostume a dormir sem precisar do balanço.

Depois desses 7 dias, comece a colocar o baby para dormir no berço com o paninho perto do rosto. O truque é que, assim que sente o paninho, o bebê já entende que é hora de dormir.

Se não der certo, volte para o ritual no colo por mais alguns dias.....até que ele se acostume com a ideia.

Aqui, funciona assim: uso as toalhas de boca como paninho. Como troco todo dia pra lavar, ele não fica dependente apenas de um objeto pra dormir.

Quando chega a hora de dormir, sento com ele no colo (e o paninho entre nós dois) até ele relaxar bem. Daí coloco ele no berço (ainda acordado, mas bem sonolento) e ele já vai se ajeitando até dormir sozinho.

Ah! Dica importante: antes dos 2 - 3 meses é praticamente impossível o bebê conseguir dormir sozinho. Ele ainda está meio "perdido" no mundo e precisa dessa proximidade com a mãe. Mas já dá pra começar a usar o paninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário